sexta-feira, 13 de abril de 2012

-Aula 5-

Imagens são representações tanto da realidade, quanto da imaginação. É feita de diversas formas, seja direta ou indiretamente. A imagem é necessária em alguns aspectos, como para a identificação do indivíduo. A imagem é superficial e é classificada como:
Externas: Existem independentemente do homem, criada como projeções (sombras, reflexos...).
Subjetivas: Necessita de um emissor para fazê-la (ilustrações, desenhos...), elas não precisam ser a representação do real.
Técnica: Imagem objetiva que necessita de um conhecimento de algumas técnicas (perspectiva, proporção...).
Maquínica: Produz em larga escala (xilogravura, que são gravuras em madeira...).
Mecânica: Ópticas, realizadas através da fotografia, televisão...
Mecânico-ópticas: Representa o mundo, mas necessita de um instrumento mecânico para fazê-la (máquina fotográfica...).
Digital: Sem questões ópticas, volta a ser subjetiva (criação de imagens em programas específicos).

-Aula 4-

A sociedade escrita surge quando as pessoas sentem a necessidade de documentar. A escrita se inicia com símbolos, uma forma de se comunicar com pessoas que ali passavam. Ditada por leis escritas e documentadas, na sociedade escrita nossas relações deixou são todas baseadas em contrato devidamente assinados (contratuais), a sociedade deixou de acreditar e de se basear só na fala, sentiram a necessidade de registrar (torna-los documentos) os fatos que antes eram passados oralmente (oralidade).
Ferramenta (de comunicação), usada para oficializar contratos que antes não eram possíveis na oralidade.
Autor, obra e leitor, junto com a escrita vinha registrado o nome de quem a criou.
Excludente, era o termo usado aos que não sabiam ler nem escrever, aos analfabetos, que eram excluídos pela sociedade.

Aula 5


Na sociedade da imagem a comunicação se dá pela transmissão de mensagens por imagens e os signos que carregam. A imagem é a representação de algo imaginário ou real. Possui várias formas e é feita direta ou indiretamente pelo homem.

Podem ser classificadas em:
Externa: não diretamente pelo homem, reflexos, sombras, por exemplo.

Subjetiva: Há a necessidade de um emissor para a imagem ser produzida, reproduzida ou projetada, por exemplo ilustrações, quadros, entre outros.

Técnica: Imagem produzida obecedendo a regras de perspectiva, proporção, etc.

Máquina: Sofre a influencia de uma máquina para ser reproduzida, por exemplo a lito e a xilogravura.

Mecânico-Ópticas: A imagem é obtida atráves de uma máquina óptica, por exemplo o cinema e a fotografia.

Aula 4

Com o advento da escrita a sociedade sofre mutações, porque se depara com o até então inédito conceito de documento, o que é escrito se torna concreto e imutável, portanto as relações sociais se solidificam em alguns aspectos, principalmente no âmbito da troca/comércio. A palavra deixa de ter o poder que tinha antes e é sobreposta pelo papel. O tempo começa a ser encarado de maneira linear devido à influencia da escrita, que é linear por essência.
Também aparecem as classes mais altas da sociedade como detentoras do poder da escrita, excluindo assim as classes mais baixas e usando a escrita como ferramenta de domínio e manipulação (por exemplo a Igreja na idade média tinha o monopólio da bíblia, só a igreja poderia lê-la a seus fiéis) Então a sociedade se torna uma sociedade contratual, baseada no papel.

Aula 3

A sociedade oral, por não possuir escrita, apresenta aspectos menos fixos, característica da sociedade escrita. Sem dogmas ou convenções divulgadas inexoráveis por meio do papel, ela se caracteriza como um sistema aberto.
O tempo é visto de uma maneira mais mítica, pois não há registro absoluto, tornando a perspectiva do tempo menos convencional e mais espontânea. Todo o conhecimento é transmitido oralmente, por isso a retórica de alguns se torna muito desenvolvida e a experiência como memória é colocada como o bem mais valioso dessa sociedade, por isso a importância dada à elementos dessa sociedade como a ágora e os sábios.

Aula 2


A linguagem, essencialmente, é um sistema de códigos para a troca de informações, podendo esta ser escrita, falada, não-verbal, sonora, visual, etc. Havendo a linguagem, pode se estabelecer a comunicação, entre um emissor e um receptor. Utilizada como/para a comunicação é sistema aberto onde o receptor não se limita apenas ao papel de receptor, podendo também se colocar como emissor.
Já a linguagem como/para a informação se torna um sistema fechado, pois a mensagem é unilateral pois não há a intenção de troca de informações e sim de fazer com que o receptor entenda/aceite um tipo de mensagem.

Aula 1

A mídia em sua essencia é o meio, a forma como a mensagem é transmitida ao receptor . Podemos classificar a mídia em níveis, começando pela primária, no que se refere a comunicação corporal através dos sentidos básicos, a percepção sensorial humana. O segundo nivel se refere também a uma comunicação corporal, mas em um sentido gestual, de signos que transmitimos com nosso corpo e extensões dele, elementos culturais como roupas, por exemplo. O terceiro nível é o que podemos chamar de mídia de massa, o meio de comunicação que atinge e é utilizado por todos e ultrapassa a barreira da distância física. Televisão, rádio, jornal e mais recentemente a internet e dentro dela as redes sociais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aula 05

A imagem é a representação de algo real ou místico, podendo ser definida como documento de identificação.

Podemos classifica-la da seguinte maneira:

Externa: Criada como uma projeção, ex: sombra, espelho.

Subjetiva: precisa-se de um emisso para faze-las, não precisa ser exatamente a representação do real, ex: pinturas, desenhos.

Técnica: técnicas objetivas, contendo perspectiva, escala, etc..

Máquinas: Processo de reprodução técnica da imagem, xilogravura (reprodução de gravuras em madeira), litogravura (reprodução de gravuras em pedra)

Mecânico-Ópticas: A imagem que representa lugares, fatos, mais precisa de um instrumento mecânico, ex: fotografia, cinema, etc..

Digital: Imagens não ópticas que voltam a ser subjetivas, ex: imagens criadas no computador.

sábado, 7 de abril de 2012

Resumo da Aula 5

A imagem pode ser considerada um produto da nossa imaginação quanto uma representação do real, além de poder ser um documento de identificação por exemplo.


É possível classificar a imagem das seguintes formas:




-->Externa: Criadas por projeção, são sombras, existem independente do homem, reflexos, espelhos.
-->Subjetiva: É necessário haver um emissor para ela ser reproduzida ou projetada, pode ser uma ilustração ou uma pintura.
-->Técnica: Possui técnicas mais objetivas, nela existe a perspectiva, escala e proporção.
-->Máquina: Nessa classificação ela é algo que sofre uma reprodução técnica, por exemplo a gravura.
-->Mecânico óptico: Imagens que precisam de um instrumento para serem reproduzidas, imagens digitais como a fotografia, o cinema.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resumo da Aula 4



A escrita tem uma ligação direta na comunicação entre duas ou mais partes, havendo nas relações da sociedade contratos. A escrita surgiu para que as coisas saíssem um pouco da imaginação, e se tornassem aspectos mais reais. Podemos citar algumas características da sociedade escrita:


-->Ferramenta: Usada para formalizar contratos, é um meio de se fazer e realizar as coisas, já que a escrita sempre teve a função de ser uma ferramenta de comunicação.
-->Hierarquia Social: São bens passados para as gerações seguintes, desde bens materiais, até mesmo a escrita, coisa que nem todos tem tal privilégio de ter o acesso.
-->Excludente: Pessoas ignorantes em certos assuntos são tratadas como excluídas, como o analfabetismo, ou a falta de domínio da leitura e escrita.


Resumo da Aula 3


A sociedade sofreu uma mutação, uma transformação em que foi dividida em varias partes,  surgindo assim a sociedade ágrafa (onde não há gráfica, escrita).
O Tempo mítico iniciou-se questionando o surgimento das coisas, e seu término ocorreu no surgimento da ciência que tenta explicar tudo através de experimentos.
-->Gírias: chamadas de "linguagem popular", palavras que a princípio não tem muito a ver com a frase, é um tipo de linguagem usada por certos grupos sociais, seja por classe, profissão, palavras "inventadas" que substituem palavras conhecidas.
-->Semiótica: é literalmente "a ótica dos sinais", é a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação.
-->O Sistema Aberto é em resumo falar o que se pensa ou o que quer, mas não escrever, pois escrevendo e deixando registrado, vira um documento, um fato.
Místico é aquilo que você não há conhecimento suficiente para entender suas dúvidas. A partir do momento em que aquilo é possível de ser explicado, seu misticismo acaba.

sexta-feira, 30 de março de 2012

aula 5


sociedade da imagem:

comunicação atraves de pinturas ou qualquer imagem produzida por alguém
teriam as imagen ópticas;
externa projetivas;
máquinas;
mecânico;
digital;
técnica.

Aula 4


Sociedade escrita:


relação contratual ,
quem não sabe a escrita é excluida da sociedade,
escrita artificial, é valido somente o que é escrito a palvra deixa de ter poder.


Aula 3


sociedade da oralidade:

comunicação ora lsociedade ágrafa;
sem contratos;
ditos populares;
caracteristica comunicação corporal,agora, por dialogo e os ádagios que seriam os sitos populares já citado acima.

Aula 02



liguaguagem tem o sistema aberto e fechado

aberto é o signo social e ideologia o código onde o sentido se altera

sistema fechado seria a informação

comunicação é da troca de informção do receptor e do emissor

Aula 4

   Sociedade escrita, está sociedade tem como caracteristica registrar seus acontecimentos e tradições, ao contrario da Sociedade da oralidade, que passava suas tradições pela fala das pessoas mais velhas da sociedade. Está sociedade tambem possui outras caracteristicas como :

* Tempo linear : as escritas são feitas em tempo cronológicos

*Excludente : a escrita era limitada apenas para algumas classes socias, pois as pessoas precisavam ser alfabetizadas para poder escrever, e apenas as pessoas da classe alta da sociedade tinha acesso aos professores ou escolas.

*Hierarquia social : a escrita vista como um bem social, pode ser passada por gerações rm uma família.

Aula 3

 Sociedade da Oralidade, é uma sociedade que não possui escrita, ou seja, uma sociedade ágrafa, a unica maneira de comunicaçcão dessa sociedade é e fala. Como não tinha escrita, a ''palavra'' dos individuos mais velhos dessa sociedade era considerada a mais sabia e a mais respeitada.
 Existem muitas caracteristicas desta sociedade, 5 delas são :
* Polifonica : uma sociedade que não possuia dogmas, há espaço para novas discussões.
*Sistema Aberto : a fala é o meio de comunicação padrão. Os recptores podem atuar como emissores, ou seja, não é uma sociedade que só uma pessoa se expressa.
*Tempo Mitico : o tempo não era algo exato, a sociedade usava acontecimentos para se aproximarem do verdadeiro tempo que estavam.
*Memória : local onde as pessoas armazenam as suas informações,  a pessoa que tivesse mais memória (idade) nessa sociedade, consequentemente mai informação, era a pessoa mais respeitada.
*Retórica : eles tinham um grande poder de argumentar e convencer outras pessoas da sua sociedade.

Aula 2

Emissor - Mensagem -Recptor
 Para que haja uma comunicação é necessario ter um emissor (pessoa que passa a mensagem), um recptor (pessoa que recebe a mensagem) e um meio de comunicação entre os dois (mídia).
Linguagem - Informação - Comunicação
  Linguagem : é um sistema aberto que utiliza troca de informações através de códigos ou qualquer meio de comunicação. Como é um sistema aberto o recptor não está limitado a só receber mesnsagens, ele pode tranmitir também, como um emissor.
  Informação : é um sistema fechado, onde o receptor não pode ter tanta participação. Como é um sistema fechado, a mensagem corre menos risco de perder o seu sentido durante a passagem pela mídia.
  Comunicação : é a forma como as pessoas se relacionam, tem como principal caracteristica o ato de Inter(in)compreensão negociada, portanto é um sistema aberto, pode criar conflitos de ideologias e opiniões mas tambem pode facilmente estabelecer um acordo, um exemplo de comunicação são as redes socias, pois uma pessoa pode concordar ou discordar do que está sendo dito.

Aula 5

Sociedade da Imagem

A imagem pode ser uma imaginação ( Místico) ou representação real (ídolos). Podemos analisar que a sociedade tem como principio de identificação O RG, contendo uma imagem de seu rosto para  ser aceito em alguns lugares que a sociedade estabelece. Isso significa a importância da imagem para ter uma identificação.

As características da imagem são:
imagem Externas: que são reflexos, podemos aplicar os mitos. Exemplo: Monstros da caverna e sombras de santinhos.
Imagem Projetiva: Uma projeção de alguma imagem. Exemplo: O espelho, reflete a própria imagem.

Imagem Subjetiva: São Imagens Criadas pelo Homem. Exemplo: desenhos, ilustrações e Pintura.

Imagem técnica: Imagem objetiva. Exemplo: Perspectiva, Escala e Proporção.

Imagem Mecânica: Produções técnicas, Deixando de ser imagens subjetivas. Exemplo: Xilogravura( gravuras em Madeira) e Artesanais( gravuras em pedra).

Imagem Óptica: Uma imagem que representa lugares e fatos com ajuda mecânica (Aparelhos que capituram a imagem). Exemplo: Fotografia, Televisão e Cinema.

Imagem Digital: Não tem questões ópticas voltando a ser subjetivas. exemplo: Criação de imagem em programas  específicos.  

Podemos dizer que a Imagem é Superficial

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 5 - Sociedade da Imagem


A imagem pode ser definida tanto como uma mediação da nossa imaginação mas também como a representação do real, do mundo como ele é. Ela é documental, também usada para notificações, como um documento de identificação.

A imagem pode ser caracterizada como:

1. Externa: aquelas que existem independente do homem, criada como uma projeção. Ela tem a função de ampliar a escala de algo. Exemplo: sombra, reflexo, espelho.

2.Subjetiva: precisa de um emissor para faze-la. Ela também não precisa ser necessariamente a representação do real, podem ser construídas por algum indivíduo. Exemplo: ilustração, pintura, desenho

3.Técnica: tem técnicas objetivas, tornando-se então objetiva. Tem perspectiva, escala, proporção. Exemplo: cubo (tem geometria espacial).

4. Maquínica: aquela que tem uma reprodução técnica e uma produção em larga escala. Exemplo: xilogravura (reprodução de gravuras em madeira), litogravura (reprodução de gravuras em pedra), processo de reprodução técnica da imagem.

5.Mecânico-ópticas: aquela que representa o mundo mas precisa de um instrumento mecânico para faze-la. Exemplo: fotografia, cinema, televisão.

6.Digital: aquela não subjetiva, não óptica. É superfície da realidade. Não precisa de um instrumento para faze-la. Exemplo: imagens criadas no computador (Photoshop, Illustrator).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula 5

Sociedade da IMAGEM
Imagem pode se derivar da " imaginação" , do exagero, do mito, mistico, representação do real . Pode ser também definida como um documento de identificação , então classificamo-as como
- Externas projetivas : que são as sombras, os reflexos e os espelhos
- Subjetiva : Você obrigatoriamente necessita de alguém para faze-las ou projeta-las e não é necessariamente a representação do real, como por ex uma pintura .
- Técnicas : que busca a objetividade das coisas contendo uma perspectiva , uma escala etc...
- Máquinas : (Artesanais) que seria o processo de reprodução técnica da imagem como a gravura
- Mecânico óptico : que são as imagens digitais (fotografia, cinema, televisão) , as imagens digitais, são imagens não óticas e se tornam novamente subjetivas e são artesanais.

IMAGEM É SUPERFÍCIE

Aula 4

Sociedade escrita
- sociedade com relações contratuais
- a palavra não possui tanto valor quanto na sociedade de oralidade
- necessita o uso de contratos assinados pelas pessoas
- o valor imaginário é deixado de lado e é valorizado o valor lógico, buscando o estimulo do raciocínio

Pode ser dividida em Hierarquia Social que são os bens passados de pais para filhos, de geração por geração , não só bens materiais a escrita também, agrupando a cultura de uma sociedade . Excludente que é a exclusão de pessoas que não possuem alguns conhecimentos (se você não sabe você é excluído) como pessoas analfabetas. E Ferramenta que é tudo que se é utilizado para se fazer e realizar coisa , também podendo ser usada de maneira contraria.

segunda-feira, 26 de março de 2012

História da Mídia - Aula 04


Sociedade escrita é uma sociedade com relações contratuais , nela a palavra não possui tanto valor quanto na sociedade de oralidade, necessitando então do uso de contratos assinados pelas pessoas .Ela contudo construiu o poder legislativo das nações , fazendo com que o valor imaginário das coisas seja deixado de lado e que se valorize mais o valor lógico , buscando maior uso do raciocínio .Algumas características desta sociedade são :

Hierarquia Social : bens são passados de pais para filhos , de geração por geração , considerando bens não apenas o material , sendo a escrita um deles ; e com isso se agrupando a cultura de uma sociedade .

Excludente : é a exclusão de pessoas que não possuem certos conhecimento ; resumindo funciona deste modo, se você não sabe você é excluído .Exemplo: pessoas analfabetas.

Ferramenta : é tudo que se é utilizado para se fazer e realizar coisa , também podendo ser usada de maneira contraria .

História da Mídia - Aula 03


Sociedade de oralidade é uma sociedade em que as informações são transmitidas oralmente , sem o registro delas , é uma sociedade ágrafa , onde a palavra da pessoa tem um valor simbólico que permite que a informação não precise ser registrada com a escrita . Esta sociedade possui certas características tais como :

* Corporal : a pessoa faz uma teatralização dos fatos com gestos usando o seu próprio corpo para assim facilitar a transmissão de sua mensagem .

* Ágora : tudo é dito com normalidade em locais públicos , não havendo assim casos de “cochichos” , pois tudo é dito de uma forma que todos tenham como tomar conhecimento .

* Dialógico : as pessoas participante da sociedade de oralidade , pegam certos assuntos ,objetos etc  e assim debatem sobre eles; assim formando um sistema de questionamentos e respostas.

* Adágios : são criados ditados , expressões populares que caracterizam situações vividas no cotidiano das pessoas.

História da Mídia – Aula 02


Linguagem são tipos de códigos que devem ser utilizados para que hajam trocas de informações.Também é um sistema aberto onde o receptor não é limitado ao estado de receptor também podendo participar com o papel de emissor .

Comunicação é um ato de inter compreensão ou in compreensão negociada , também é um sistema aberto onde neste ocorre um "agir comum" .

Informação tem como o objetivo transmitir um conteúdo para um receptor , não havendo o uso do dialogo , sendo assim considerado um sistema fechado , que é mais usado para persuadir o publico ( receptores) sobre um certo assunto .

terça-feira, 20 de março de 2012

Aula 5 - Sociedade da Imagem


As imagens são as representações de diversas coisas diferentes, podem ser representações de algo real, de algo místico, ligado á imaginação, documental, entre outros.
Dentre os tipos existentes alguns deles são:
Externas, ou seja , existem independente do homem, por exemplo sombras, reflexos do espelho, imagens criadas com projeções.
Subjetivas,, ou seja, é necessário alguém para faze-la, exemplos as ilustrações, desenhos, entre outros. Essa imagens não precisa ser necessariamente representação do real.
Técnicas, ou seja, é necessário o conhecimento de algumas técnicas como escala, perspectiva, para realizar a imagem, esta vai ser uma imagem objetiva.
De maquinas, ou seja, utiliza maquinas especificas, para a realização da imagem, como xilogravura, litogravura, etc.
Mecânica, ou seja, ópticas, realizadas através de fotografia, cinema, televisão, etc.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Resumo: Aula O4.


A Sociedade da Escrita surge quando o povo vê necessidade de registrar  contratos e acertos, o que não era possível na sociedade da oralidade.
Como características dessa sociedade temos:
- Tempo linear: tudo que é registrado na sociedade da escrita, obedece um tempo cronológico; não há como “ir e voltar” no mesmo assunto.
- Excludente: devido ao fato de ser necessário aprender a ler e escrever, isto é, ser alfabetizado, nem todos tem a possibilidade de o fazer por motivos financeiros; isso torna a sociedade da escrita um privilégio a determinados  indivíduos de algumas classes sociais.
- Artificial: por ter sido elaborada por um grupo, a escrita é considerada artificial, uma vez que não é algo natural do ser humano, ao contrário da fala.
- Hierarquia Social: a escrita nada mais é do que um “bem” que passa de uma geração para a geração seguinte, o que acaba por se tornar parte da cultura de um local.
- Ferramenta: a escrita é a ferramenta usada para oficializar os contratos que não eram capazes de serem oficializados pela oralidade.

Aluna: Natália Bueno de Souza

Aula 4

A sociedade da escrita teve inicio com a ideografia, era a escrita que expressava por símbolos. Uma forma de marcar território e se comunicar com as  pessoas que passassem pelo lugar marcado.
Antes da Sociedade da escrita todos se comunicavam pela palavra, aonde os contratos e acertos entre pessoas eram através do dialogo.
A pessoa que tinha o domínio da  palavra, tinha o  poder de comunicação  com a sociedade e intervirão em guerras.
Essa forma de dialogo foi mudando com a chegada da escrita, onde a ultima palavra deixou de ser a verdade entre as pessoas, e passou a ser os contratos escritos.
-A escrita  é uma nova forma de dialogo, onde se você quiser debater o assunto, você deve escrever um texto debatendo o oposto.
Contratos da escrita tem como característica a assinatura das pessoas que entram em acordo; Até porque deixamos de acreditar nas pessoas quando o assunto  é tratado com princípios éticos e valores.
-A pessoa que tem o domínio da escrita, consegue desencadeia o código que é um pensamento sistemático.

domingo, 11 de março de 2012

Aula 4 - Sociedade Escrita

A escrita está relacionada à comunicação entre duas ou mais partes desde a época pré-histórica. Quando a fala do homem ainda não estava totalmente evoluída, outra maneira de expressão era pela escrita ou tentativa de entendimento dela. Essa arte era denominada Rupestre, que com o passar do tempo e com o seu desenvolvimento, transformaram imagens em "letras" tentando uma comunicação mais efetiva.

Podemos, então, citar como características tais como:


Ferramenta; tanto usada para formalizar contratos quanto para estender laços, a escrita sempre foi usada como uma ferramenta de comunicação.

Contrato; duas parte só estão de acordo juridicamente ao assinar um contrato. É uma forma de oficializar tal acordo.

Individual; ela é subjetiva

Hierarquia Social; infelizmente chegamos em um ponto onde vivemos em uma Sociedade onde nem todos são privilegiados e tem acesso a tal recurso.

Tempo linear; a escrita normalmente é feita em tempo cronológico



sexta-feira, 9 de março de 2012

Aula 04

Sociedade Escrita

A origem da Escrita

A escrita foi criada por volta de 4000 a.C., a principio eram apenas pequenos desenhos que representavam seus significados (Pictogramas).


Depois o homem começou a representar apenas idéias e conceitos através de símbolos (ideografia). Ex: Hieróglifos.


Até finalmente representar os sons, as sílabas e as vogais das palavras (ortografia). Ex: Alfabeto Fenício.


A Importância da Escrita

A invenção da escrita proporcionou ao homem um modo de registrar fatos e costumes, de enviar mensagens distantes e de se ter maior segurança em acordos, pois diferente da fala, não se pode mudar o que está escrito. 
Porém apesar de ser tão útil e necessária, pouquíssimas pessoas possuíam conhecimento suficiente para escrever, o que fez surgir uma nova divisão do trabalho, entre aqueles que sabiam ler e aqueles que não possuíam esse conhecimento. 
No Antigo Egito a divisão de trabalho era bem clara aqueles que sabiam ler e escrever, não trabalhavam no campo, apenas escreviam para aqueles que não sabiam escrever, e podiam pagar pelos serviços. Os homens que trabalhavam com a escrita  eram chamados de Escribas, e tinham extrema importância na sociedade. Eles anotavam os cultos ao deuses, as receitas de remédios, os cálculos arquitetônicos, cartas de nobres egípcios e até mesmo as cartas dos Faraós enviadas a outros reinos. 
Esses escribas eram treinados durante 12 anos nas chamadas "Escolas da Vida" , normalmente situadas dentro dos Templos, onde sacerdotes ensinavam as técnicas necessárias para a escrita, e depois de formados eram muito bem remunerados para  ler e escrever documentos aos nobres, chegando até ganhar mais do que um soldado. 
Com o passar dos anos a escrita foi difundida, tornando-se de fácil acesso e de maior importância. As narrativas e fábulas antes passadas de geração a geração, foram registradas pela escrita, tornando possível a perpetuação da sua história, como é o caso da Bíblia Sagrada.  
Porém mesmo sendo acessível a escrita ainda hoje, em muitos países, é um conhecimento para poucos, tornando clara aquela divisão de trabalho iniciada pela a escrita, divisão que persiste até em países completamente alfabetizados. Aquele que se expressa bem com palavras tem grandes chances de sucesso profissional. 

Postado por: Felipe Ruiz

História da Mídia - Aulas 3 e 4

Sociedade da Oralidade:

Comum em sociedades indígenas, é normalmente ágrafa. Concentra o poder nos membros mais antigos e experientes, responsáveis por passar os conhecimentos às novas gerações, utilizando para isso fábulas, narrativas e simbologias.
Também é comum nesse tipo de sociedade a utilização dos adágios (ditados populares), que criam as normas de conduta a serem seguidas, podendo ser usados como maneira de repreensão.
Esse tipo de sociedade não possui nenhuma forma de documento, ou seja, todos os conhecimentos e a tradição são adquiridos através dos diálogos.

Sociedade da Escrita:

Completamente ditada por leis escritas e documentadas, que regem o controle e a disciplina de seus membros. Esse tipo de sociedade é impessoal e baseia suas relações em contratos assinados.
Nesse regime é possível medir o poder econômico dos membros, quanto melhor é a capacidade do indivíduo em se comunicar graficamente, melhor é a sua condição financeira. Forma-se uma hierarquia social, que resultará posteriormente em uma divisão do trabalho (teórico ou gráfico).
É preciso tomar cuidado com o que se escreve, pois diferente da fala a escrita é um documento.


quinta-feira, 8 de março de 2012

aula 4

Sociedade da escrita consiste em registrar os fatos ou tradições que antes eram passados aos outros pela oralidade.

  1. Artificial: é uma escrita não natural criada por um grupo ou por um individuo.
  2. Autor, obra e leitor: diferentemente da oralidade, nessa junto com os registros vinha também o nome de quem o criou, já que um registro é fixo e não tem como ser alterado.
  3.  Representação (mundo): através da palavra, agencia (convence) a outra pessoa.
  4. Excludente: quem não tem o domínio da escrita é excluído da sociedade.
  5. Gênero dissertativo: trabalha a argumentação, a maneira como você se expressará para argumentar e assim convencê-la.

Aula 03

A Sociedade da Oralidade


Na antiguidade idéias, fatos e ensinamentos eram transmitidos através da oralidade (fala). Esses conteúdos culturais eram transmitidos pelo Patriarca (normalmente o homem mais velho) de cada tribo, que ficava responsável por garantir a perpetuação dos costumes do seu povo.
Através de narrativas sobre batalhas vitoriosas, contos místicos e religiosos, simbologia e fábulas moralizadoras, o Patriarca conseguia manter a cultura do seu povo, cultura essa que foi passando por várias gerações até a propagação da escrita, que levou a oralidade a desuso.
Como exemplo de sociedades baseadas na oralidade, indico esses dois filmes: O Primeiro filme chama-se  Irmão Urso, da Walt Disney Pictures, lançado em 2003, o filme filme retrata a história de um jovem integrante de uma tribo na América do Norte logo a pós a Era do Gelo. O segundo filme se chama O Príncipe do Egito, da DreamWorks Animation, é uma animação musical, fabulosa, que conta a história bíblica da vida de Moisés como príncipe do Egito, até o seu destino final para guiar os filhos de Israel para a Terra Prometida. Em ambos os filmes é possível ver a importância dos Patriarcas e da oralidade nas sociedades antigas.


Postado por: Felipe Ruiz

Aula 02

Comunicação e Informação
A comunicação como informação é quando o interlocutor informa algo ao receptor e este apenas aceita aquela informação, sem nenhum questionamento.
A partir do momento que a comunicação como informação passa por um questionamento por parte do receptor, ela se torna linguagem.
A linguagem tende a ser mais complexa que a informação pois implica um conflito de idéias, chegando a uma incompreensão negociada pelas partes que estão se comunicando.

Postado por: Felipe Ruiz

Resumo: Aula O3.


A Sociedade de Oralidade nada mais é do que uma sociedade onde as informações são transmitidas oralmente, nada é registrado através da escrita, ou seja, a sociedade é ágrafa e nela o que “vale” é a palavra do indivíduo.
Como características desta sociedade, podemos citar:
- Corporal: existe a teatralização dos fatos, os indivíduos gesticulam com seus próprios corpos.
- Ágora: não há casos de grandes “cochichos”, pois tudo que deve ser dito, é dito em lugares públicos, para que todos tomem conhecimento da informação dada.
- Dialógico: os cidadãos da sociedade da oralidade debatem muito sobre os mais diversos assuntos; existe um sistema de questionamento, pergunta e resposta.
- Adágios: são criados muitos ditados, expressões populares que caracterizam as mais diversas situações vividas por essas pessoas em seu cotidiano.

Aluna: Natália Bueno de Souza

terça-feira, 6 de março de 2012

Aula 03

A SOCIEDADE DA ORALIDADE

Uma sociedade que não conhecia a escrita, se comunicava através da fala, gestos.

Existem muitas características desse tipo de sociedade, alguns exemplos abaixo:

1. Retórica, a arte de falar bem, saber se comunicar com os outros, gesticular, bons argumentos, etc.
2. Girias, linguagem popular, onde muitas vezes são faladas em determinada região, grupo social ou no trabalho, palavras criadas com o mesmo significado de outras que já existem.
3. Ditados populares, são frases utilizadas também muitas vezes em determinadas regiões, para se referir a determinado tema.
4. Místico, o que você não tem conhecimento suficiente para saber, o inexplicável
5. Polifônica, sociedade onde não ah dogmas, não existe uma verdade, cada um pode ter uma opinião própria e discutir sobre ela

Aula 02

Para que exista comunicação a mensagem tem que passar de um emissor para um receptor através de algum meio de comunicação.
Podemos dividir a comunicação em três partes:
Linguagem - Informação - Comunicação

Linguagem: sistema aberto, utilizado para troca de informações, usando códigos.
Informação: sistema fechado, onde o receptor não tem direito a resposta, ele apenas recebe a mensagem que foi enviada.
Comunicação: é a troca de informações entre emissor e receptor (o emissor emite a mensagem e o receptor recebe).

Aula 01

Podemos considerar a mídia uma ferramenta de comunicação, que pode ser dividida em três partes. 
Mídia primária: A comunicação pela expressão corporal, gestos, mimica, etc.
Mídia secundária: A adaptação do homem vivendo em sociedade, desenvolvendo a escrita, e valores culturais, onde o individuo pode se expressar por meio de tatuagens, piercings, etc.
Mídia terciária: A evolução da comunicação, onde o homem começa a utilizar máquinas. O que vivemos hoje, com o rádio, internet, televisão, etc.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aula 4 - Sociedade Escrita


Na Sociedade escrita nossas relações são todas contratuais, ou seja, valem-se através de um contrato devidamente assinado.
Através da palavra pode se agenciar outras pessoas , e representar o mundo, por exemplo, é decisiva para ler ( bíblia, alcorão ), ela construiu o poder legislativo de cada nação, e principalmente através da palavra se pode provar algo.
A escrita surgiu principalmente  para acabar com a imaginação, e tornar os aspectos mais racionais.
Cinco características da Sociedade Escrita são :
1. Ideológica , ou seja, impessoal, imparcial, neutra e objetiva. A principal ideologia da palavra é dizer que ela é ideológica.
2. Ferramenta, ou seja, é um meio de se fazer e realizar as coisas.
3. Hierarquia Social , ou seja, é um bem deixado de geração, para geração. A palavra faz parte da cultura de cada país.
4. Ideográfica, ou seja, grafia de idéias, imagens. Por exemplo no Japão são mais ou menos 80 mil palavras desenhadas, um aluno só conseguira ler um jornal quando domina mais ou menos 20 mil palavras assim.
5. Excludente, ou seja, se você não sabe, é excluído da sociedade, como por exemplo, a discriminação sofrida pelos analfabetos. 

domingo, 4 de março de 2012

Aula 3

Sociedade da Oralidade !
Nessa época os falantes desconheciam a escrita, era uma sociedade totalmente agrafa . Podemos dizer então que comunicadores orais possuem uma memória mais afiada , pois utilizam da mesma para reter informações, tendo assim muito mais registro. Então dizemos que o poder esta nos mais velhos , alem de grandes sábios viveram grandes experiencias acumulando conhecimentos. Quando contamos algo que nos foi dito por pessoas que viveram em épocas diferentes, estamos nos referindo ao tempo mítico , é a forma de entender o tempo em diversos momentos, e ser aceito pelo jeito que aprendemos tanto como pelas pessoas que as contaram , isso inclui as fábulas. os adágios que são popularmente conhecidos como as "Frases e ditados" exemplos: ' Um grama de exemplos valem mais que uma tonelada de conselhos ' se encaixam nos tempos de hoje .


Aula 03


A Sociedade da Oralidade era uma sociedade que não tinha a escrita.
Como base na educação e orientação da vida, usavam-se como principio os mais velhos da época, a palavra valia mais que a razão.
A sociedade da oralidade tinha um item que no mundo de hoje é difícil, tinham a facilidade de gravar os registros passados, tendo isso como base para uma vida onde o aprendizado era como forma de narrativa.
Músicas que faziam parte  dessa sociedade não tinham autoria, essas músicas relatava  historias da época e era uma forma de  gravar as vivencias antigas, deixando em memoria os relatos para uma nova geração.
A sociedade da época tinha como um aliado a forma de lembrança; O tempo mítico, onde faz referencia ao período onde  o mito predominava, ditava e explicava tudo. O tempo onde as coisas aconteceram pela primeira vez.
A forma que a sociedade da Oralidade tinha de convívio  e pensamentos era a forma dialética, onde o dialogo que busca o conflito a contradição.
Um método de dialogo cujo o foco é a contra posição e contradição de ideias que leva outras ideias.
Essa sociedade tem seus valores em questões de  caráter e palavra, cujo a palavra era uma forma de contrato.

sexta-feira, 2 de março de 2012

AULA 03 - SOCIEDADE DA ORALIDADE


A Sociedade da Oralidade seria a comunicação atraves da fala onde envolvemos diversas caracteristicas como:
- Ágrafa: Onde não temos a escrita (sem grafia), pois é um diálogo onde falamos o que queremos, se tornando um “Sistema Aberto”.
- Dogma: Na Comunicação falada temos diversos discursos, pontos de vista, opiniões sendo assim não temos um dogma no sentido de uma verdade.
-Tempo Mitico: Onde o dialogo não ocorre em um tempo ou data exata e acabamos usando expressões como “Há um tempo atrás”, “No tempo da minha avó” e etc.
-Normas de Conduta: Envolvendo adagios como expressões popularess (ditados populares), girias e piadas.

-Aula 3-

A sociedade sofreu uma transformação e se dividiu automaticamente em varias partes, nisso surgiu a sociedade ágrafa (onde não tem gráfica, escrita).

O Tempo Mítico se inicia questionando o surgimento das coisas, e "termina" no surgimento da ciência que tenta explicar tudo através de experimentos.

A Gírias são o que se pode chamar de "linguagem popular", são palavras que aparentemente não tem nada a vr com a frase, é um tipo de linguagem usada por certos grupos sociais, seja por classe, profissão, são palavras "inventadas" que substituem palas conhecidas.

A Semiótica é literalmente "a ótica dos sinais", é a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação.

O Sistema Aberto é basicamente falar o que pensa ou o que quer, mas não escrever, pois escrevendo e deixando registrado, vira um documento.

Místico é aquilo que você não tem conhecimento suficiente para entender suas dúvidas. A partir do momento em que aquilo é explicável seu misticismo acaba.

Aula 03 - Sociedade da Oralidade

A sociedade se transformou drasticamente ao longo tempo. Aliás, não só se transformou, como também se dividiu em várias vertentes. Foi assim que surgiu a Sociedade da Oralidade.

A Sociedade da Oralidade, tem várias características, dentre elas:
  1. É ágrafa, ou seja, sem grafia. As tradições, costumes e histórias são passadas de boca a boca, não há um registro dessas informações, por causa da ausência da escrita.
  2. Com a ausência da grafia e registro das informações, essa sociedade não possui autores.
  3. Essa sociedade se baseia na memória. Os fatos e acontecimentos das gerações anteriores são repassados entre pai e filho, para que, com a falta de registro, não se percam as memórias.
  4. Com a base da sociedade sendo a memória, automaticamente, aqueles que a possuem tem o poder, logo, o poder é dos anciãos.
  5. A cultura dessa sociedade acontece, pelo conto de fábulas, narrativas, misticismo, a carnavalização e a tribalização.
Conclue-se que a Sociedade da Oralidade, é boa, porém, sozinha, é falha. A falta de registros, faz com que fatos sejam esquecidos, alterados conforme a visão da pessoa.

Aula 3 - Sociedade da Oralidade

A Sociedade da Oralidade foi uma das primeiras a aparecer entre tantas outras. Antes do ser humano ter aprendido a se comunicar através dos desenhos (pinturas rupestres), muito menos antes de ser através da escrita, ele executou a fala (ou emissões de som tentando realizar uma comunicação). Podemos dizer que até hoje nossa Sociedade "evolui" desta forma, pois a fala é nosso primeiro modo de comunicação.

Entre todas as características que definem esta Sociedade, podemos citar algumas como:

- Sistema Aberto; a fala é o modo de comunicação mais simples e direto existente. Não há tanta concordância e regras gramaticais como na escrita, podendo ser dito de tal forma sem que seja necessário esperar que o receptor entenda perfeitamente a informação como o emissor pretende.

- Sem Autor; hoje em dia devido as diferentes culturas existentes não só dentro de um único país mas como presente dentro de todos os países, a bagagem histórica e cultural carregada de todos os povos faz com que eles acabem se expressando de maneiras diferentes, mesmo fazendo parte de um mesmo país.

- Tempo Mítico; a fala por ser uma Sociedade mais "livre", dá o direito de ser expressada da forma que quiser e no tempo que se achar compatível com o assunto. Não precisa ser em tempo cronológico ou histórico, o contrário da Sociedade Escrita.

- Retórica + Corpo; estas duas características andam juntas. Na Publicidade, podemos utilizá-las também como o método mais eficaz de convencimento do receptor (cliente) pois estas características te dão a oportunidade de expressão de idéias de forma simples com um espaço aberto para a argumentação, perguntas de dúvidas e até debates. As expressões corpóreas também ajudam na retoricidade, pois com elas a comunicação fica muito mais efetiva e apurada.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Aula 3 - Carol

Sociedade da oralidade
Como o próprio nome deixa a entender é um das divisões da sociedade que transmite oralmente conhecimentos e tradições cuja fonte de informação é a memória do enunciador.

1- Dialética:Possui uma ligação entre conflitos e contradições .Forma argumentos baseados no oposto do que antes fora dito como uma espécie de debate, fundamental para defender alguns pontos de vista e analisar outros.
2-Ágora: Lugar público que manifestava-se como "a expressão máxima da esfera pública". Local onde ocorrem trocas de informações.
3-Memória: Local onde as informações eram armazenadas pelos anciãos, que passavam seus conhecimentos sobre tradições dos mais diversos tipos aos jovens que necessitavam de orientações. Quem tinha mais memória era o mais poderoso, pois possuir uma grande quantidade de informação significa experiência de vida, portanto quanto mais velho mais poderoso.
4-Semiótica: Estuda os sistemas culturais como se fossem um sistema de signos, ou seja a representação das coisas do mundo. Possui dois planos complementares: o significante e o significado.
* Significante: tem como objetivo representar ou simbolizar algo.
* Significado: a mensagem que o "significante" quis passar. É literalmente o significado do significante.
5- Tempo mítico: não se falava sobre um tempo cronológico exato, eram usados acontecimentos, uma aproximação, para as pessoas se localizarem no tempo.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aula 3

Sociedade da Oralidade

Na sociedade da oralidade, a fala é o principal meio de comunicação. Pode-se dizer que ela é uma sociedade retórica (grande poder de argumentar e convencer), dialógica (o dialogo está sempre presente) e polifônica (sem dogmas, cada pessoa pode ter opinião diferente sobre um determinado assunto e defendê-la). A memória é muito usada e também muito importante, por conta disso as pessoas mais velhas, que possuem mais memória e experiências tem maior “poder” em relação aos jovens. Um bom exemplo de sociedade da oralidade é a Indígena.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AULA 3- SOCIEDADE DA ORALIDADE

Polifônica é Conjunto de diversas ideias, opiniões, afinal vivemos em uma sociedade onde há liberdade de expressão e que apesar de sermos alienados, não temos os mesmos pensamentos e ideias, cada um acredita na sua verdade. Daí surgem as discussões, debates e algumas intrigas, mas isso serve para aprendermos a ouvir e respeitar, não adianta mudar opiniões e gostos. A mesmas coisa que discutir sobre religião, futebol ou até mesmo política, ninguém aceita opiniões opostas, por isso que é mais fácil evitar assuntos polêmicos
Imaginação serve para aguçar nossa criatividade, nos faz criar um futuro, assim ter vontade de alcançá-lo, transformando essa vontade em objetivo. Quanto mais a gente imagina , fica provado que nossa mente não tem limites para criar qualquer coisa. Ela é bem ligada a cultura, mas é considerada algo além de cultura. Para imaginar e criar é só libertar a mente, deixá-la bem aberta.
Narrativa são histórias contadas em textos ou oralmente, contendo um narrador. Geralmente envolve personagens, tempo, espaço e conflito. O foco narrativo é sempre em 1ª pessoa, onde a história se diz respeito ao próprio narrador e em 3ª pessoa, onde a história se diz respeito a qualquer outra pessoa, dependendo do assunto, pode ser conhecido como fofoca ou experiências a serem compartilhadas.
Místico é a pura utopia, de criar uma sociedade ideal. Não deixa de ser uma "imaginação", mas a diferentes entre eles, é que em imaginação podemos imaginar e criar. E místico você pode imaginar e no máximo que conseguimos fazer é compartilhas, mas nunca criar.
Memória guardamos nossos acontecimentos, sejam eles marcantes ou não, bons ou ruins, em nosso cérebro. O mais incrível que acontece, é que ele apaga informações em que não são tão interessantes ou importantes, querendo ou não.

AULA 1- MÍDIAS

Mídia primária- É a comunicação entre corpos. Há troca de informação, seja visual ou oral. Pode-se até transparecer alguma reação, dependendo dos movimentos dos braços, pés ou a forma de olhar. Mas consideram a mídia mais importante dentre as três.
Mídia secundária- É a adaptação do homem dentre a sociedade. Ele cria sua própria personalidade e estilo, isto é, suas vontades, que roupa usar, ter ou não ter tatuagens, piercings etc.
Mídia terciária- Marco da tecnologia, a mensagem chega o mais rápido possível a população, seja por TV, internet, rádio ou jornais. Ela transmite informações imediatas, sendo um contato indireto com a sociedade.

* Professor, peço desculpa ao grande atraso, mas tive um grave problema familiar, se preferir posso te explicar em sala de aula. Grata.*

domingo, 26 de fevereiro de 2012


Uma sociedade oral é caracterizada por ser ágrafa, fazer uso da teatralizaçao, usar fábulas, imaginação, ditos populares, etc.
Um exemplo de socidade oral é a indígena, cuja sua cultura é formada por contos que seus ansiões narram não existindo assim um só autor e uma só verdade. Todos opinam e discutem sobre um determinado assunto.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aula 3 - Sociedade da Oralidade


Sociedade da Oralidade, é uma sociedade em que a comunicação é feita através da fala, ou seja, ágrafa, sem escrita.
Existem diversas características deste tipo de sociedade, cinco delas são :

1.  Polifônica, ou seja, uma sociedade em que não há dogmas; não existe uma única verdade, pois cada ser pode possui uma opinião própria, há espaço para discussão do tema.
2.  Sem autonomia, ou seja, não existe um único autor, é uma “obra” de vários autores, uma obra coletiva, como por exemplo, os antigos samba de roda em que eram feitos através de improvisos.
3.  Normas de Conduta, ou seja, uso de ditados populares para alertar, aconselhar ou repreender algo que diz respeito à moralidade, por exemplo, “Me diga com quem andas, que te direi quem és.“,  pode se dizer a alguém que ande com pessoas de mal caráter. 
4. Retórica, ou seja, caracterizada pela "arte" de falar bem. Fala-se de forma bem gesticulada com muito conhecimento sobre o assunto, argumentos.
5. Dialéticos, ou seja, buscam sempre opiniões diferentes, não existe uma única verdade, sempre existirão conflitos e contradições que quebram dogmas.  

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aula 2


Linguagem: é um tipo de código utilizado para trocar informações.  É um sistema aberto, onde o receptor não está limitado a isso, também podendo particiár ativamente como emissor.

Informação:  tem como principio passar conteúdo para o receptor, deixando claro que não ha pratica do dialogo.Portanto é um sistema fechado de comunicação utilizado para persuadir o público.

Comunicação: : É um "agir comum". Ato de Inter(in)compreensão negociada, um sistema aberto onde há dialogo. Ex: Redes sociais.

Aula 1



Mídia: é o meio pelo qual uma mensagem é transmitida.
Dividida em 3 partes:

                Mídia Primária: é a comunicação do nosso corpo através de percepções sensoriais, como olfato, tato, paladar, audição e visão.
                Mídia Secundária: também utiliza nosso corpo como um meio de se comunicar, através de tatuagens, piercings, maquiagem, o modo de se vestir, etc
                Mídia Terciária: Utiliza a tecnologia (televisão, internet, celulares e etc.) como meio de se comunicar e depende das mídias primarias e secundárias para existir.

-Aula 2-

A comunicação é um ato de inter(in)compreensão negociada, pode tanto ser bom, como gerar sérios conflitos. Ela só é possível se houver um emissor e um receptor.

O emissor se utiliza da linguagem (sintema de comunicação envolvendo códigos) ou da informação (sistema usado geralmente para persuadir) para passar sua mensagem.

A comunicação é um "agir comum" ao passar uma informação temos que aceitar aquela condição!

Aula 2

Linguagem - Informação - Comunicação

 Emissor - Mensagem - Receptor


Linguagem:
expressão do pensamento por meio da palavra ou qualquer meio que demonstre o que se sente ou pensa tais como conjunto de sinais visuais ou fonéticos, através dos quais se estabelece a comunicação. É um sistema aberto, onde o receptor não está limitado a isso, também podendo particiár ativamente como emissor.


Informação:
é uma via de mão única, direta e sem alteração na compreensão do seu sentido. Sendo assim pode ser considerado um sistema fechado onde o receptor não tem uma participação ativa no sistema.

Comunicação:
pode ser definida como o agir comum, agir de acordo com o informado e o ato de negociar perante a estas informações. Está sempre ativa, sendo um fator fundamental para a mudança e evolução da sociedade.

2º Aula - História da mídia - Frederico Camargo

->Linguagem: sistema aberto na qual há o dialogo através de códigos sociais. Mas ouvinte e falante devem utilizar o mesmo código de comunicação para haver compreensão.

->Informação: A principal característica é passar conteúdo para o receptor, lembrando que é um sistema fechado portanto garante o entendimento do receptor em relação ao sentido que é dado a comunicação utilizada.

->Comunicação: A principal característica é o ato de in(inter)compreensão negociada, sendo portanto um sistema aberto onde há dialogo podendo entrar em um acordo. Os exemplos são: redes sociais onde todos podem argumentar, discordar e opinar.

História da Mídia - Aula 2

Para que haja a comunicação a mensagem precisa passar de um emissor a um receptor através de um meio (mídia). O profissional de comunicação é um emissor que pode utilizar da linguagem ou da informação para transmitir a mensagem.

Linguagem: É um signo social e ideológico. Passa a ser um código, agregando seus semelhantes. Também é um sistema aberto de comunicação, onde o sentido pode ser alterado.

Informação: Ato de conduzir o outro. Possui-se maior controle, pois é um sistema fechado de comunicação utilizado para persuadir o público. Sendo um sistema fechado, garante compreensão exata do sentido (semântica), sem qualquer mudança.

Comunicação: É um "agir comum". Ato de Inter(in)compreensão negociada, tendo como objetivo buscar um consenso, podendo gerar conflitos. Porém, se dois indivíduos têm mesmo discurso, são parte do mesmo grupo.
Na comunicação encontramos o mercado local e global e a publicidade deve ser a articulação entre esses dois mercados.




Aula 2!



Comunicação

Linguagem: é um sistema aberto onde o dialogo acontece através dos códigos sociais.
Código Social é a linguagem que cada povoado usa no dia-a-dia.

Informação: tem como principio passar conteúdo para o receptor, deixando claro que não ha pratica do dialogo.
O receptor que recebe a mensagem não tem formas de discordar ou opinar sobre o assunto; isso é um sistema fechado.

Comunicação com linguagem: ato de incompreensão negociada; sistema aberto onde o dialogo acontece podendo entrar em um acordo.
Redes Sociais é uma comunicação com linguagem, onde todos podem discordar e opinar.

Comunicação com Informação: é um agir comum; ao passar uma informação temos que aceitar aquela condição.
Um professor em sala de aula esta passando uma mensagem que o conteúdo é uma informação a qual  não tem dialogo, não ha interatividade e sim interação( não contém linguagem). 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aula 02: Victor Caetano Scafariello

Linguagem: utiliza do método de signos e ideologias; agrega: Código.
É um método básico de comunicação ensinado quando criança o código (Linguagem) que será utilizada no futuro, a mesma sendo incapaz de discordar das informações obtidas, torna-se uma refém daquele que à ensina, pois como não possui um método de linguagem próprio para discutir e argumentar o que lhe é ensinado, a mesma fica a mercê das informações de códigos que as são transmitidas. É um sistema que pode causar conflitos, devido a necessidade de ambas as partes (Ouvinte e Falante) precisarem utilizar de um mesmo código de comunicação.  Sistema aberto onde há possibilidade de mudanças e alterações de seus participantes conforme necessidade.

Informação: Constitui-se pelo uso da: Semântica e Código.
Por sua vez a "informação" em si têm o efeito de complementar o receptor com algum tipo de instrução ou informe desejado. Sendo manipulável o que é transmitido, a informação"controla" o que é enviado e o modo como é recebido. Têm um caráter disciplinador e geralmente não é aberta a discussões, possui o sentido de transmitir e não de receber a mensagem, sendo, então, caracterizado como um sistema fechado.

Comunicação: Englobando Código, Semântica e Sintaxe a comunicação se vale pela via de duas mãos; causando conflitos ideológicos e possibilitando argumentações para um possível consenso e maior estudo nas mensagens que são transmitidas de ambas as partes. É o meio que possibilita a mudança, causando a pergunta com informação e aceitando a resposta e argumentações do receptor. Este sistema é tanto fechado como aberto, variando conforme as partes conflitantes decidem se devém ou não negociar o comunicado apresentado. É aquilo que acorda e define o senso comum das pessoas, onde se concente e se discorda.

Resumo: Aula O2.


A mídia, na comunicação, exerce o papel de mediador, isto é, ela quem transmite a mensagem do emissor ao receptor.
No processo comunicativo existem dois sistemas; o primeiro é conhecido como linguagem, onde o receptor participa de forma ativa através dos níveis de funcionamento: código (escrita), sintática (classificação e ordem) e semântica (sentido). O segundo processo comunicativo é conhecido como informação, onde o receptor não é capaz de participar de forma ativa e é influenciado e manipulado. 

O sistema da linguagem é um sistema considerado aberto e o da informação é um sistema fechado.

O esquema abaixo mostra como funcionam os elementos da comunicação.
EMISSOR - MENSAGEM - RECEPTOR

Aluna: Natália Bueno de Souza

AULA 02


LINGUAGEM  -  INFORMAÇÃO   -  COMUNICAÇÃO

Linguagem:  É um sistema aberto, sendo um signo social que através de um código é utilizado para a transferência de informações.

A Informação é um sistema fechado, onde temos “emissor, mensagem e receptor” onde o emissor, emite a mensagem. MENSAGEM:  objetivo da comunicação, é repassada sem ruídos até o receptor, que é quem recebe tais informações, destinatário. O receptor acaba se tornando manipulado porque não tem o direito de dar uma resposta.

A comunicação é o “Agir Comum” e o ato de inter(im)compreensão negociada.

Aula 2

A comunicação pode ser divida em 3 partes:

Linguagem : é um tipo de código utilizado para trocar informações. É um sistema aberto.
Comunicação : EMISSOR-MENSAGEM-RECEPTOR
emissor: como o nome já diz, ele emite uma mensagem direcionada para um certo público.
receptor: ele recebe a mensagem.
Informação : É um sistema fechado. Neste, o receptor não tem direito de resposta, ele apenas absorve a mensagem que foi transmitida para ele.

Aula 1

A mídia é divida em 3 partes: Primária, Secundaria e Terciaria

Primaria : usa-se o corpo, fazendo o uso dos 5 sentidos.
Secundária : analogia com o corpo
Terciaria : é a conhecida como "Mídia Digital". Ela passa a mensagem através da televisão, do rádio, cinema, etc..

Existe também, a linguagem:
Código: informação, sistema fechado
Sintático : Hierarquia (ordem), sistema fechado
Semântico : sistema aberto.

Aula 2

A Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. É o ato de compreensão da negociação, um senso comum . Assim classificamos :

LINGUAGEM - INFORMAÇÃO - COMUNICAÇÃO

A linguagem é um sistema aberto , considerada um signo social onde é utilizada para transmitir informações por um tipo de código, possuindo os seguintes níveis:
* Código
* Sintático
* Semântico
Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias.

A Informação é considerado um sistema fechado pois usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo assim podemos dizer que o receptor não tem direito de resposta apenas recebendo informações .

" Faz parte do PENSAR não ser HOMOGÊNEO "

Resumo - Aula 02

A comunicação pode ser dividida em 3 partes fundamentais.
Sendo: Linguagem - Informação - Comunicação.

A linguagem é um sistema aberto, utilizado para trocas de informações através de um tipo de codigo.
A informação é um sistema fechado que abrange o Emissor - a propria mensagem e o Receptor.
é facilmente manipulado.

A comunicação é o Agir Comum ou Senso Comum, agir conforme o informado.
Uma compreensão negociada.

Assim podemos concluir que:
Comunicação = Linguagem.
Informação a gente adquiri com o tempo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resumo - Aula 02

A Comunicação é a transmissão da informação e o ato de compreensão da negociação. É o agir comum, ou seja, se utiliza do senso comum. Quando a comunicação depende da aceitação do outro ela se torna aberta.

Para que haja uma boa compreensão são necessário, os elementos:

EMISSOR-> MENSAGEM -> RECEPTOR

Onde o Emissor é quem emite a mensagem, ou seja, o profissional da comunicação e o Receptor é quem vai receber esta mensagem, ou seja, o destinatário. Já a Mensagem é a informação a ser transmitida, quando a mesma é repassada sem a presença de ruídos, se torna o objetivo da comunicação.

Neste processo, existem dois sistemas:

1.Linguagem:é todo sistema organizado de sinais onde o destinatário que recebe a mensagem interage de forma ativa que possui os seguintes níveis: Código ( Exemplo, A, B, C, D),Sintático(organiza os códigos, morfologia e sintaxe) e Semântica (sentido, figuras de linguagem).

2.Informação: é o ato de controle pois é um sistema fechado onde o receptor não tem o direito de resposta, pois apenar recebe a mensagem e se torna manipulado.