sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

História da Mídia - Aula 2

Para que haja a comunicação a mensagem precisa passar de um emissor a um receptor através de um meio (mídia). O profissional de comunicação é um emissor que pode utilizar da linguagem ou da informação para transmitir a mensagem.

Linguagem: É um signo social e ideológico. Passa a ser um código, agregando seus semelhantes. Também é um sistema aberto de comunicação, onde o sentido pode ser alterado.

Informação: Ato de conduzir o outro. Possui-se maior controle, pois é um sistema fechado de comunicação utilizado para persuadir o público. Sendo um sistema fechado, garante compreensão exata do sentido (semântica), sem qualquer mudança.

Comunicação: É um "agir comum". Ato de Inter(in)compreensão negociada, tendo como objetivo buscar um consenso, podendo gerar conflitos. Porém, se dois indivíduos têm mesmo discurso, são parte do mesmo grupo.
Na comunicação encontramos o mercado local e global e a publicidade deve ser a articulação entre esses dois mercados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário