Linguagem: utiliza do método de signos e ideologias; agrega: Código.
É um método básico de comunicação ensinado quando criança o código (Linguagem) que será utilizada no futuro, a mesma sendo incapaz de discordar das informações obtidas, torna-se uma refém daquele que à ensina, pois como não possui um método de linguagem próprio para discutir e argumentar o que lhe é ensinado, a mesma fica a mercê das informações de códigos que as são transmitidas. É um sistema que pode causar conflitos, devido a necessidade de ambas as partes (Ouvinte e Falante) precisarem utilizar de um mesmo código de comunicação. Sistema aberto onde há possibilidade de mudanças e alterações de seus participantes conforme necessidade.
Informação: Constitui-se pelo uso da: Semântica e Código.
Por sua vez a "informação" em si têm o efeito de complementar o receptor com algum tipo de instrução ou informe desejado. Sendo manipulável o que é transmitido, a informação"controla" o que é enviado e o modo como é recebido. Têm um caráter disciplinador e geralmente não é aberta a discussões, possui o sentido de transmitir e não de receber a mensagem, sendo, então, caracterizado como um sistema fechado.
Comunicação: Englobando Código, Semântica e Sintaxe a comunicação se vale pela via de duas mãos; causando conflitos ideológicos e possibilitando argumentações para um possível consenso e maior estudo nas mensagens que são transmitidas de ambas as partes. É o meio que possibilita a mudança, causando a pergunta com informação e aceitando a resposta e argumentações do receptor. Este sistema é tanto fechado como aberto, variando conforme as partes conflitantes decidem se devém ou não negociar o comunicado apresentado. É aquilo que acorda e define o senso comum das pessoas, onde se concente e se discorda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário