A Sociedade da Oralidade
Na antiguidade idéias, fatos e ensinamentos eram transmitidos através da oralidade (fala). Esses conteúdos culturais eram transmitidos pelo Patriarca (normalmente o homem mais velho) de cada tribo, que ficava responsável por garantir a perpetuação dos costumes do seu povo.
Através de narrativas sobre batalhas vitoriosas, contos místicos e religiosos, simbologia e fábulas moralizadoras, o Patriarca conseguia manter a cultura do seu povo, cultura essa que foi passando por várias gerações até a propagação da escrita, que levou a oralidade a desuso.
Como exemplo de sociedades baseadas na oralidade, indico esses dois filmes: O Primeiro filme chama-se Irmão Urso, da Walt Disney Pictures, lançado em 2003, o filme filme retrata a história de um jovem integrante de uma tribo na América do Norte logo a pós a Era do Gelo. O segundo filme se chama O Príncipe do Egito, da DreamWorks Animation, é uma animação musical, fabulosa, que conta a história bíblica da vida de Moisés como príncipe do Egito, até o seu destino final para guiar os filhos de Israel para a Terra Prometida. Em ambos os filmes é possível ver a importância dos Patriarcas e da oralidade nas sociedades antigas.
Postado por: Felipe Ruiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário