Sociedade da oralidade
Como o próprio nome deixa a entender é um das divisões da sociedade que transmite oralmente conhecimentos e tradições cuja fonte de informação é a memória do enunciador.
1- Dialética:Possui uma ligação entre conflitos e contradições .Forma argumentos baseados no oposto do que antes fora dito como uma espécie de debate, fundamental para defender alguns pontos de vista e analisar outros.
2-Ágora: Lugar público que manifestava-se como "a expressão máxima da esfera pública". Local onde ocorrem trocas de informações.
3-Memória: Local onde as informações eram armazenadas pelos anciãos, que passavam seus conhecimentos sobre tradições dos mais diversos tipos aos jovens que necessitavam de orientações. Quem tinha mais memória era o mais poderoso, pois possuir uma grande quantidade de informação significa experiência de vida, portanto quanto mais velho mais poderoso.
4-Semiótica: Estuda os sistemas culturais como se fossem um sistema de signos, ou seja a representação das coisas do mundo. Possui dois planos complementares: o significante e o significado.
* Significante: tem como objetivo representar ou simbolizar algo.
* Significado: a mensagem que o "significante" quis passar. É literalmente o significado do significante.
5- Tempo mítico: não se falava sobre um tempo cronológico exato, eram usados acontecimentos, uma aproximação, para as pessoas se localizarem no tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário