quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aula 3

Sociedade da Oralidade

Na sociedade da oralidade, a fala é o principal meio de comunicação. Pode-se dizer que ela é uma sociedade retórica (grande poder de argumentar e convencer), dialógica (o dialogo está sempre presente) e polifônica (sem dogmas, cada pessoa pode ter opinião diferente sobre um determinado assunto e defendê-la). A memória é muito usada e também muito importante, por conta disso as pessoas mais velhas, que possuem mais memória e experiências tem maior “poder” em relação aos jovens. Um bom exemplo de sociedade da oralidade é a Indígena.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AULA 3- SOCIEDADE DA ORALIDADE

Polifônica é Conjunto de diversas ideias, opiniões, afinal vivemos em uma sociedade onde há liberdade de expressão e que apesar de sermos alienados, não temos os mesmos pensamentos e ideias, cada um acredita na sua verdade. Daí surgem as discussões, debates e algumas intrigas, mas isso serve para aprendermos a ouvir e respeitar, não adianta mudar opiniões e gostos. A mesmas coisa que discutir sobre religião, futebol ou até mesmo política, ninguém aceita opiniões opostas, por isso que é mais fácil evitar assuntos polêmicos
Imaginação serve para aguçar nossa criatividade, nos faz criar um futuro, assim ter vontade de alcançá-lo, transformando essa vontade em objetivo. Quanto mais a gente imagina , fica provado que nossa mente não tem limites para criar qualquer coisa. Ela é bem ligada a cultura, mas é considerada algo além de cultura. Para imaginar e criar é só libertar a mente, deixá-la bem aberta.
Narrativa são histórias contadas em textos ou oralmente, contendo um narrador. Geralmente envolve personagens, tempo, espaço e conflito. O foco narrativo é sempre em 1ª pessoa, onde a história se diz respeito ao próprio narrador e em 3ª pessoa, onde a história se diz respeito a qualquer outra pessoa, dependendo do assunto, pode ser conhecido como fofoca ou experiências a serem compartilhadas.
Místico é a pura utopia, de criar uma sociedade ideal. Não deixa de ser uma "imaginação", mas a diferentes entre eles, é que em imaginação podemos imaginar e criar. E místico você pode imaginar e no máximo que conseguimos fazer é compartilhas, mas nunca criar.
Memória guardamos nossos acontecimentos, sejam eles marcantes ou não, bons ou ruins, em nosso cérebro. O mais incrível que acontece, é que ele apaga informações em que não são tão interessantes ou importantes, querendo ou não.

AULA 1- MÍDIAS

Mídia primária- É a comunicação entre corpos. Há troca de informação, seja visual ou oral. Pode-se até transparecer alguma reação, dependendo dos movimentos dos braços, pés ou a forma de olhar. Mas consideram a mídia mais importante dentre as três.
Mídia secundária- É a adaptação do homem dentre a sociedade. Ele cria sua própria personalidade e estilo, isto é, suas vontades, que roupa usar, ter ou não ter tatuagens, piercings etc.
Mídia terciária- Marco da tecnologia, a mensagem chega o mais rápido possível a população, seja por TV, internet, rádio ou jornais. Ela transmite informações imediatas, sendo um contato indireto com a sociedade.

* Professor, peço desculpa ao grande atraso, mas tive um grave problema familiar, se preferir posso te explicar em sala de aula. Grata.*

domingo, 26 de fevereiro de 2012


Uma sociedade oral é caracterizada por ser ágrafa, fazer uso da teatralizaçao, usar fábulas, imaginação, ditos populares, etc.
Um exemplo de socidade oral é a indígena, cuja sua cultura é formada por contos que seus ansiões narram não existindo assim um só autor e uma só verdade. Todos opinam e discutem sobre um determinado assunto.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aula 3 - Sociedade da Oralidade


Sociedade da Oralidade, é uma sociedade em que a comunicação é feita através da fala, ou seja, ágrafa, sem escrita.
Existem diversas características deste tipo de sociedade, cinco delas são :

1.  Polifônica, ou seja, uma sociedade em que não há dogmas; não existe uma única verdade, pois cada ser pode possui uma opinião própria, há espaço para discussão do tema.
2.  Sem autonomia, ou seja, não existe um único autor, é uma “obra” de vários autores, uma obra coletiva, como por exemplo, os antigos samba de roda em que eram feitos através de improvisos.
3.  Normas de Conduta, ou seja, uso de ditados populares para alertar, aconselhar ou repreender algo que diz respeito à moralidade, por exemplo, “Me diga com quem andas, que te direi quem és.“,  pode se dizer a alguém que ande com pessoas de mal caráter. 
4. Retórica, ou seja, caracterizada pela "arte" de falar bem. Fala-se de forma bem gesticulada com muito conhecimento sobre o assunto, argumentos.
5. Dialéticos, ou seja, buscam sempre opiniões diferentes, não existe uma única verdade, sempre existirão conflitos e contradições que quebram dogmas.  

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aula 2


Linguagem: é um tipo de código utilizado para trocar informações.  É um sistema aberto, onde o receptor não está limitado a isso, também podendo particiár ativamente como emissor.

Informação:  tem como principio passar conteúdo para o receptor, deixando claro que não ha pratica do dialogo.Portanto é um sistema fechado de comunicação utilizado para persuadir o público.

Comunicação: : É um "agir comum". Ato de Inter(in)compreensão negociada, um sistema aberto onde há dialogo. Ex: Redes sociais.

Aula 1



Mídia: é o meio pelo qual uma mensagem é transmitida.
Dividida em 3 partes:

                Mídia Primária: é a comunicação do nosso corpo através de percepções sensoriais, como olfato, tato, paladar, audição e visão.
                Mídia Secundária: também utiliza nosso corpo como um meio de se comunicar, através de tatuagens, piercings, maquiagem, o modo de se vestir, etc
                Mídia Terciária: Utiliza a tecnologia (televisão, internet, celulares e etc.) como meio de se comunicar e depende das mídias primarias e secundárias para existir.

-Aula 2-

A comunicação é um ato de inter(in)compreensão negociada, pode tanto ser bom, como gerar sérios conflitos. Ela só é possível se houver um emissor e um receptor.

O emissor se utiliza da linguagem (sintema de comunicação envolvendo códigos) ou da informação (sistema usado geralmente para persuadir) para passar sua mensagem.

A comunicação é um "agir comum" ao passar uma informação temos que aceitar aquela condição!

Aula 2

Linguagem - Informação - Comunicação

 Emissor - Mensagem - Receptor


Linguagem:
expressão do pensamento por meio da palavra ou qualquer meio que demonstre o que se sente ou pensa tais como conjunto de sinais visuais ou fonéticos, através dos quais se estabelece a comunicação. É um sistema aberto, onde o receptor não está limitado a isso, também podendo particiár ativamente como emissor.


Informação:
é uma via de mão única, direta e sem alteração na compreensão do seu sentido. Sendo assim pode ser considerado um sistema fechado onde o receptor não tem uma participação ativa no sistema.

Comunicação:
pode ser definida como o agir comum, agir de acordo com o informado e o ato de negociar perante a estas informações. Está sempre ativa, sendo um fator fundamental para a mudança e evolução da sociedade.

2º Aula - História da mídia - Frederico Camargo

->Linguagem: sistema aberto na qual há o dialogo através de códigos sociais. Mas ouvinte e falante devem utilizar o mesmo código de comunicação para haver compreensão.

->Informação: A principal característica é passar conteúdo para o receptor, lembrando que é um sistema fechado portanto garante o entendimento do receptor em relação ao sentido que é dado a comunicação utilizada.

->Comunicação: A principal característica é o ato de in(inter)compreensão negociada, sendo portanto um sistema aberto onde há dialogo podendo entrar em um acordo. Os exemplos são: redes sociais onde todos podem argumentar, discordar e opinar.

História da Mídia - Aula 2

Para que haja a comunicação a mensagem precisa passar de um emissor a um receptor através de um meio (mídia). O profissional de comunicação é um emissor que pode utilizar da linguagem ou da informação para transmitir a mensagem.

Linguagem: É um signo social e ideológico. Passa a ser um código, agregando seus semelhantes. Também é um sistema aberto de comunicação, onde o sentido pode ser alterado.

Informação: Ato de conduzir o outro. Possui-se maior controle, pois é um sistema fechado de comunicação utilizado para persuadir o público. Sendo um sistema fechado, garante compreensão exata do sentido (semântica), sem qualquer mudança.

Comunicação: É um "agir comum". Ato de Inter(in)compreensão negociada, tendo como objetivo buscar um consenso, podendo gerar conflitos. Porém, se dois indivíduos têm mesmo discurso, são parte do mesmo grupo.
Na comunicação encontramos o mercado local e global e a publicidade deve ser a articulação entre esses dois mercados.




Aula 2!



Comunicação

Linguagem: é um sistema aberto onde o dialogo acontece através dos códigos sociais.
Código Social é a linguagem que cada povoado usa no dia-a-dia.

Informação: tem como principio passar conteúdo para o receptor, deixando claro que não ha pratica do dialogo.
O receptor que recebe a mensagem não tem formas de discordar ou opinar sobre o assunto; isso é um sistema fechado.

Comunicação com linguagem: ato de incompreensão negociada; sistema aberto onde o dialogo acontece podendo entrar em um acordo.
Redes Sociais é uma comunicação com linguagem, onde todos podem discordar e opinar.

Comunicação com Informação: é um agir comum; ao passar uma informação temos que aceitar aquela condição.
Um professor em sala de aula esta passando uma mensagem que o conteúdo é uma informação a qual  não tem dialogo, não ha interatividade e sim interação( não contém linguagem). 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aula 02: Victor Caetano Scafariello

Linguagem: utiliza do método de signos e ideologias; agrega: Código.
É um método básico de comunicação ensinado quando criança o código (Linguagem) que será utilizada no futuro, a mesma sendo incapaz de discordar das informações obtidas, torna-se uma refém daquele que à ensina, pois como não possui um método de linguagem próprio para discutir e argumentar o que lhe é ensinado, a mesma fica a mercê das informações de códigos que as são transmitidas. É um sistema que pode causar conflitos, devido a necessidade de ambas as partes (Ouvinte e Falante) precisarem utilizar de um mesmo código de comunicação.  Sistema aberto onde há possibilidade de mudanças e alterações de seus participantes conforme necessidade.

Informação: Constitui-se pelo uso da: Semântica e Código.
Por sua vez a "informação" em si têm o efeito de complementar o receptor com algum tipo de instrução ou informe desejado. Sendo manipulável o que é transmitido, a informação"controla" o que é enviado e o modo como é recebido. Têm um caráter disciplinador e geralmente não é aberta a discussões, possui o sentido de transmitir e não de receber a mensagem, sendo, então, caracterizado como um sistema fechado.

Comunicação: Englobando Código, Semântica e Sintaxe a comunicação se vale pela via de duas mãos; causando conflitos ideológicos e possibilitando argumentações para um possível consenso e maior estudo nas mensagens que são transmitidas de ambas as partes. É o meio que possibilita a mudança, causando a pergunta com informação e aceitando a resposta e argumentações do receptor. Este sistema é tanto fechado como aberto, variando conforme as partes conflitantes decidem se devém ou não negociar o comunicado apresentado. É aquilo que acorda e define o senso comum das pessoas, onde se concente e se discorda.

Resumo: Aula O2.


A mídia, na comunicação, exerce o papel de mediador, isto é, ela quem transmite a mensagem do emissor ao receptor.
No processo comunicativo existem dois sistemas; o primeiro é conhecido como linguagem, onde o receptor participa de forma ativa através dos níveis de funcionamento: código (escrita), sintática (classificação e ordem) e semântica (sentido). O segundo processo comunicativo é conhecido como informação, onde o receptor não é capaz de participar de forma ativa e é influenciado e manipulado. 

O sistema da linguagem é um sistema considerado aberto e o da informação é um sistema fechado.

O esquema abaixo mostra como funcionam os elementos da comunicação.
EMISSOR - MENSAGEM - RECEPTOR

Aluna: Natália Bueno de Souza

AULA 02


LINGUAGEM  -  INFORMAÇÃO   -  COMUNICAÇÃO

Linguagem:  É um sistema aberto, sendo um signo social que através de um código é utilizado para a transferência de informações.

A Informação é um sistema fechado, onde temos “emissor, mensagem e receptor” onde o emissor, emite a mensagem. MENSAGEM:  objetivo da comunicação, é repassada sem ruídos até o receptor, que é quem recebe tais informações, destinatário. O receptor acaba se tornando manipulado porque não tem o direito de dar uma resposta.

A comunicação é o “Agir Comum” e o ato de inter(im)compreensão negociada.

Aula 2

A comunicação pode ser divida em 3 partes:

Linguagem : é um tipo de código utilizado para trocar informações. É um sistema aberto.
Comunicação : EMISSOR-MENSAGEM-RECEPTOR
emissor: como o nome já diz, ele emite uma mensagem direcionada para um certo público.
receptor: ele recebe a mensagem.
Informação : É um sistema fechado. Neste, o receptor não tem direito de resposta, ele apenas absorve a mensagem que foi transmitida para ele.

Aula 1

A mídia é divida em 3 partes: Primária, Secundaria e Terciaria

Primaria : usa-se o corpo, fazendo o uso dos 5 sentidos.
Secundária : analogia com o corpo
Terciaria : é a conhecida como "Mídia Digital". Ela passa a mensagem através da televisão, do rádio, cinema, etc..

Existe também, a linguagem:
Código: informação, sistema fechado
Sintático : Hierarquia (ordem), sistema fechado
Semântico : sistema aberto.

Aula 2

A Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. É o ato de compreensão da negociação, um senso comum . Assim classificamos :

LINGUAGEM - INFORMAÇÃO - COMUNICAÇÃO

A linguagem é um sistema aberto , considerada um signo social onde é utilizada para transmitir informações por um tipo de código, possuindo os seguintes níveis:
* Código
* Sintático
* Semântico
Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias.

A Informação é considerado um sistema fechado pois usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo assim podemos dizer que o receptor não tem direito de resposta apenas recebendo informações .

" Faz parte do PENSAR não ser HOMOGÊNEO "

Resumo - Aula 02

A comunicação pode ser dividida em 3 partes fundamentais.
Sendo: Linguagem - Informação - Comunicação.

A linguagem é um sistema aberto, utilizado para trocas de informações através de um tipo de codigo.
A informação é um sistema fechado que abrange o Emissor - a propria mensagem e o Receptor.
é facilmente manipulado.

A comunicação é o Agir Comum ou Senso Comum, agir conforme o informado.
Uma compreensão negociada.

Assim podemos concluir que:
Comunicação = Linguagem.
Informação a gente adquiri com o tempo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resumo - Aula 02

A Comunicação é a transmissão da informação e o ato de compreensão da negociação. É o agir comum, ou seja, se utiliza do senso comum. Quando a comunicação depende da aceitação do outro ela se torna aberta.

Para que haja uma boa compreensão são necessário, os elementos:

EMISSOR-> MENSAGEM -> RECEPTOR

Onde o Emissor é quem emite a mensagem, ou seja, o profissional da comunicação e o Receptor é quem vai receber esta mensagem, ou seja, o destinatário. Já a Mensagem é a informação a ser transmitida, quando a mesma é repassada sem a presença de ruídos, se torna o objetivo da comunicação.

Neste processo, existem dois sistemas:

1.Linguagem:é todo sistema organizado de sinais onde o destinatário que recebe a mensagem interage de forma ativa que possui os seguintes níveis: Código ( Exemplo, A, B, C, D),Sintático(organiza os códigos, morfologia e sintaxe) e Semântica (sentido, figuras de linguagem).

2.Informação: é o ato de controle pois é um sistema fechado onde o receptor não tem o direito de resposta, pois apenar recebe a mensagem e se torna manipulado.

Resumo: Aula 02

LINGUAGEM -> INFORMAÇÃO -> COMUNICAÇÃO

A LINGUAGEM é um sistema aberto, considerado um signo social, que é utilizado para a transferência de informações atráves de um tipo de código. A INFORMAÇÃO, por sua vez, é um sistema fechado e estratégicamente utilizado para manipular quem não a possui. Essa transferência de informações leva o nome de COMUNICAÇÃO, que é o "AGIR COMUM"(proveniente do "senso comum": agir e pensar como lhe foi ensinado), e o ato de inter(im)compreensão negociado.

EMISSOR -> MENSAGEM -> RECEPTOR

O emissor é o responsável por emitir e codificar a mensagem de um jeito que ela se torne uma mensagem direcionada para um certo público.

O receptor é quem recebe esta mensagem e a decodifica, a transformando em um tipo de mensagem recuperada.

Resumo aula 2 - Carol

Linguagem é um sistema aberto que se alimenta dela mesma; é um signo social que quem tem o mesmo código está agregado e quem não tem desagrega. Constituído de 3 níveis:
  • Código: utilizar forma além da escrita para se comunicar
  • Sintático: classificação (morfologia e sintaxe)
  • Semântico: sentido
Código + Sintático = Informação




Informação: sistema fechado usado para se ter o controle; manipular (conduzir o outro) pois informação é poder.

Comunicação: agir comum, de acordo com o que lhe foi informado; senso comum.
  • Comunicação como um ato de inter (in)compreensão negociada: tradução
Obs: quando se tem que negociar a comunicação a informação se torna um sistema aberto , vira uma linguagem onde conflitos podem acontecer.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Aula 2 - Sistemas de Comunicação


A mídia na área de comunicação, funciona como um transmissor de mensagem.


           EMISSOR – MENSAGEM – RECEPTOR

Existem duas formas de sintema de comunicação : Linguagem e Informação.

Linguagem -> Permite a participação de um do receptor de forma ativa através de seus níveis de funcionamentos como : código, sintática (morfologia e sintaxe) e semântica. Responsáveis respectivamente pela escrita, classificação e ordem, e sentido.
Linguagem + Comunicação = receptor tem voz ativa, participando como emissor também.

Informação -> Neste, o receptor é controlado e influenciado por um sistema fechado e não possui participação ativa.
Informação + Comunicação =  receptor não ativo, não há negociações, o receptor é apenas informado, sem direito de “resposta”.





Resumo Aula 02

A mídia é o meio por onde a mensagem é transmitida, ou seja, na comunicação, a mídia exerce um papel mediador.

No processo de comunicação, há dois sistemas:

  • Linguagem: é o sistema aberto; é um signo social/ideológico. Esse sistema permite que o receptor participe do processo de comunicação de maneira ativa, graças aos seus níveis de funcionamento:
    • código;
    • sintática:
      • morfologia (responsável pela classificação);
      • sintaxe (responsável pela ordem);
    • Semântica.
  • Informação: é o sistema fechado. Esse sistema se caracteriza pelo controle e a manipulação que exerce sobre o receptor.
O processo básico de comunicação acontece pelo esquema abaixo.

EMISSOR -> MENSAGEM -> RECEPTOR

Com os conceitos acima em mente, chegamos a seguinte conclusão:
  1. LINGUAGEM + COMUNICAÇÃO = ato de interincompreensão negociada, ou seja, o receptor pode negociar, participando também como emissor.
  2. INFORMAÇÃO + COMUNICAÇÃO = agir comum, onde o receptor não tem um "direito" a resposta.
Por: Lucas Morales

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Resumo Aula 1 - Mídia

Não estava presente na última sexta-feira, onde foi pedido este resumo, de qualquer forma tentei me interar do assunto, lendo as publicações passadas e pesquisando a respeito.
Mídia é um meio em que permite haver uma transmissão de mensagem (Transmissor/Receptor),
podendo ser de forma primária, secundária ou até mesmo terciária.
  • Primária - Se comunica pelo corpo e visa os cinco sentidos tais como: olfato, tato, visão, paladar e audição.
  • Secundária - Também se comunica pelo corpo, no entando atravéz de uma expansão dos sentidos humanos, como por exemplo : Tatuagens, piercings, vestimentas entre outras.
  • Terciária - Utiliza da tecnologia e dos veículos de comunicação tecnológicos para transmitir a mensagem como por exemplo: Televisão, rádio, internet... permitindo que haja comunicação remota mesmo que distantes (Transmissor/ Receptor).
 Diego Mortatti

Resumo 1° aula

A mídia é dividida em três partes, são elas:

Primária: que trabalha com todos os sentidos, com o corpo mais aproximação
Secundaria: que é analogia do corpo trabalha mais especificamente com uma área dos sentidos, mais distante
Terciária: que é o meio digital, todos são um mesmo código (o,1)

existem também três modos de linguagem: código, sintática e semântica 
código e sintática são sistemas fechados 
semântica é sistema aberto.





 

Mídias: Victor Caetano Scafariello

Mídia Primaria:

Seria o meio mais primordial de comunicação do ser humano: O Próprio ser humano!
Onde atravéz de sentimentos e manifestações corporais e expressões características como:
tristeza, alegria, raiva podemos identificar a mensagem que é transmitida de um a outro.
Assim como nosso método de linguagem, seja ela falada (pronuncia) ou gesticulada (cifrada).
Exemplos onde esse tipo de mídia é transmitida são os teatros, palestras, danças e transmissões.

Mídia Secundária:
Com a evolução do intelecto humano, fomos capaz de não só transmitirmos uns aos outros pelo meio
de fala e gestos, mas com o desenho, gravuras e trabalhos artisticos, materializando e concretizando
as formas de se produzirem ou transmitirem alguma informação, o que mais tarde nos levou a escrita,
meu altamente utilizado atualmente em livros, jornais, revistas e artigos.

Mídia Terciária:
O terceiro estágio da informação humana, seria o desenvolvimento tecnológico.
Atualmente nos utilizamos de computadores e telefones, fazendo com que a informação
chegue aos olhos e ouvidos de qualquer pessoa em qualquer local do mundo com uma velocidade instantanea
dos acontecimentos, revolucionando a velocidade e infelizmente a verocimidade das informações circulantes,
cabendo ao individuo saber distinguir quais informações seriam mais úteis e cabíveis a ele.

História da Mídia (Primária, Secundária e Terciária)

  Não estava presente na última aula mas devido a avisos sobre o assunto, pesquisei um pouco sobre Mídia Primária, Secundária e Terciária e elaborei o meu resumo:

  Mídia primária: Informar aos demais. Para que isso aconteça, nós utilizamos expressões e os cinco sentidos (fala, visão, olfato, paladas e tato) e dessa forma, conseguimos demonstrar o que pensamos e como nos sentimentos sobre essas informações. Podemos nos utilizar de outros meios também como o teatro, a libra, a dança, os rituais e etc.
  Mídia secundária: Pinturas e gravuram registraram os acontecimentos passados, até que surgiu a escrita e com ela uma grande demanda de informações, principalmente quando o papel foi inventado.
  Mídia terciária: Bombardeio de informações. Através de rádios, computadores, celulares, telefones, televisões e diversos outros aparelhos eletrônicos, o acesso à informações tornou-se muito mais acessível. Até mesmo em casa passou a ser possível a comunicação e a informação com qualquer assunto e com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. A interação, portanto, cresceu em demasia.
História da mídia
A mídia é um meio de suporte de mensagem, podendo esta ser primária, secundária ou terciária.
A primária visa os sentidos do corpo, tais como: tato, olfato, visão, paladar e audição.
Já a secundária visa um só sentido, como no caso da fotografia, que exige do sentido da visão.
A terciária, mais utilizada atualmente, se resume à digitalização, portanto causa um distanciamento entre o mensageiro e o receptor. Porém, hoje em dia, as tecnologias da mídia terciária estão voltando a utilizar os princípios da mídia primária, envolvendo sentidos aos seus meios de comunicação, tornando a mensagem mais interativa e próxima do receptor. Temos como exemplo o iPhone, que faz uso dos sentidos da visão, audição e tato, assim como muitas outras tecnologias Touch super interativas. 

História da Mídia - Aula 1

Eu não estava presente na última sexta-feira e perdi o conteúdo que foi passado aos demais. Por isso, li as postagens dos meus colegas de sala e me apropriei dos conhecimentos básicos sobre a mídia.
Mídia é o meio pelo qual um transmissor passa uma mensagem a um receptor, sendo ela dividida em três partes: Mídia primária, mídia secundária e mídia terciária.
Mídia primária é aquela que utiliza o corpo para se transmitir a mensagem, fazendo uso dos cinco sentidos: Tato, olfato, audição, visão e paladar.
Mídia secundária é uma expansão do corpo humano e veio da necessidade do homem de se comunicar com a sociedade. Esse tipo de mídia é derivado do desenvolvimento das habilidades humanas como a escrita e expressa os valores culturais do indivíduo por meio de piercings, tatuagens e representações gráficas.
Mídia terciária utiliza os meios tecnológicos para transmitir a mensagem, como por exemplo o rádio, a televisão, o telefone e a internet. Permite que o transmissor e o receptor estejam distantes um do outro no momento da comunicação.

História da Mídia - Resumo Teórico. Aula: 01

A Mídia é o meio pelo qual uma mensagem é transmitida e é dividida em três partes: Mídia primária, secundária e terciária.
  • Mídia Primária: é a comunicação do nosso corpo através de percepções sensoriais (olfato, tato, paladar, audição e visão).
  • Mídia Secundária: também utiliza nosso corpo como um meio de se comunicar, porém, através de uma expansão dos sentidos humanos, sendo elas tatuagens, piercings, o modo de se vestir, entre outras.
  • Mídia Terciária: diferente da mídia primária e secundária, a mídia terciária não utiliza o corpo como um meio de se comunicar, e sim a tecnologia (televisão, internet, celulares e etc.), assim possibilitando que dois corpos possam interagir ao mesmo tempo, porém, em lugares diferentes.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

História da Mídia - Aula 01

Após a aula de historia da mídia de numero 01 pude compreender que a mídia para ser compreendida deve ser dividida em três tipos , estes recebendo os nomes de mídia primaria , secundaria e terciaria .

Mídia Primaria : pelo que foi explicado em aula e entendido por mim , ela vem do principio da comunicação através do corpo , como gestos e movimentos que podem ser lidos de diferentes maneiras .

Mídia Secundaria : a secundaria se trata de uma expansão da primaria , com o desenvolvimento da escrita e de outras habilidades ; diferente da primaria que possui uma maior simplicidade não necessitando de nenhuma habilidade adquirida por meio da sociedade  para que possamos nos comunicar .

Mídia Terciaria : é a mídia dos tempos atuais , esta mídia é a que necessita de um emissor e um receptor para conseguir transmitir e receber o que se quer comunicar ; pode se dizer que ela é dependente das outras mídias (primaria e secundaria ) para existir .

Resumo - Aula 01

Para que uma mensagem seja transmitida é necessário um meio, esse meio é chamado de Mídia. A mesma é dividida em três partes:

Mídia Primária- É o nosso próprio corpo através de suas percepções sensoriais, são elas: audição, olfato, paladar, tato e visão.

Mídia Secundária- É como se fosse a extensão de nossos sentidos. Exemplo: Tatuagem, Maquiagem, desenho...

Mídia Terceária- Distancia o contato físico entre as pessoas. São as famosas mídias digitais. Exemplo: Celulares, Computadores, Tablets...

Resumo Aula 01

A Mídia é o meio pelo qual as mensagens são comunicadas. A Mídia pode ser classificada em três categorias:


  1. Mídia Primária: usa o corpo como meio de comunicar, sempre utilizando os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição.
  2. Mídia Secundária: também utiliza o corpo como meio de comunicar, porém, a diferença está em como ela se comunica. Neste caso, a mídia se comunica por exemplo, através de tatuagens e piercings, onde expressam valores, estilos e vivencias.
  3. Mídia Terciária: por fim, a mídia terciária se descaracteriza das restantes, por não usar o corpo como meio de comunicação, mas sim, por utilizar artifícios tecnológicos (motivo de ser nomeada também de mídia digital) como: internet, televisão, jornais etc.
Diante disso, é possível concluir que para que ocorra a comunicação, é necessário que haja no mínimo dois corpos: o emissor e o receptor. Também é possível determinar que, a medida que "subimos" de categoria, a amplificação, ou seja, o alcance da mensagem a ser comunicada por determinada mídia é maior do que a categoria anterior. A midia de maior alcance é a midia terciaria, pois possibilita que dois corpos interajam entre si, ao mesmo tempo, e em lugares diferentes.


Por: Lucas Morales

Resumo da 1º Aula

Conforme explicado em aula, o que podemos absorver é que a mídia é dividida em 3 partes:

A mídia primária é essencial, já que o corpo é o responsável pela comunicação, por exemplo, pela leitura corporal que passamos, assim como nossos gestos e assim por diante.

Já a mídia secundária tem como principais características, a expansão dos sentidos humanos e o nascimento da escrita, ou seja não é o corpo que se comunica, e sim a habilidade humana em se desenvolver na sociedade para se comunicar. Alguns dos exemplos de mídias secundárias são as imagens, grafites, fotos e gravuras.

A mídia terciária é aquela onde ambos necessitam ter um aparelho, tanto emissor, quanto receptor, é a mídia da era contemporânea. Portanto a divisão das mídias conclui que a mídia terciária é a soma das mídias anteriores, tornando-a dependente de tudo que as outras necessitam.

História da Mídia - Aula 1

    A mídia pode ser considerada como um transporte de comunicação. Esta mesma mídia possui divisões, sendo elas : mídia primaria, mídia secundaria e mídia terciaria. Resumidamente elas podem ser definidas desta maneira.
    Mídia primaria : é onde usamos nosso próprio corpo, utilizando nossos 5 (cinco) sentidos (olfato, visão, tato, paladar e aldição)
    Mídia secundaria : é a qual faz a analogia ao corpo humano, como na mídia primaria também usa o corpo, porém de uma maneiras diferentes, como por exempo, através de tatuagens e piercings uma pessoa poder mostrar seu estilo ou vivencias que já teve no decorrer de sua vida.
    Mídia terciaria : está é a mídia que utiliza para passar suas mensagens os meios tecnológicos, portanto aproximou mais as pessoas umas das outras, pois para alguém repassar sua mensagem não é necessário que está esteja próximo da outra. Para encurtar essa distancia a mídia terciaria utilisa maquinas como televisões, computadores, rádios e etc.
   Mas para tudo isso ter sentido, é preciso que uma pessoa ao ver uma dessas maneiras de repassar uma mensagem, não apenas veja mas sim olhe para tudo isso. Isso quer dizer que, ver é algo fisico e olhar é dar sentido a alguma coisa. Então para que isso aconteça é preciso que ocorra a imersão.

Resumo Aula 1

Mídia
Mídia é um suporte de mensagem, que podemos dividir em três partes: primário, secundário e terciário. Esses três tipos de mídia têm como ordem a evolução da comunicação entre os seres humanos, assim também a tecnologia começou a fazer parte desse entretenimento na sociedade.
A Mídia Primária tem como característica usar o corpo humano como meio de comunicação, exemplo: percepção sensorial que são as cinco formas de comunicação que o corpo humano pode oferecer (Audição, Olfato, Paladar, Tato e Visão).
A Mídia Secundária trabalha há analogia com corpo, construção de sentido e sentido Imersão.
Tudo que o homem transmite em informação direta ao receptor (escrita, tatuagem e estilos que contém alguns significados de cultura).
A Mídia Terciária tem há diversidade das mídias digitais.
Mídia Digital Integra tudo; Tudo vira informação digital.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resumo Aula 01

A mídia é o meio suposto da mensagem onde é divida em três partes sendo elas:  primária, secundária e terciária. A primária é onde usamos o contato com o corpo, onde entra a percepção sensorial que são: Olfato, tato, audição, visão e o paladar. Este sensorial é o sentido gerado pela imersão mais a materialidade.  Sendo assim, quanto mais sentido mais percepção.

A secundária é uma analogia com o corpo onde pode ser trabalhado duas ou mais percepções . E a terciária que chamamos de mídia digital, que com a evolução da eletricidade houve um avanço no meio comunicativo, onde para haver uma comunicação é preciso que tanto o emissor como o receptor possuam aparelhos.

Resumo aula 1 !

MÍDIA
Devido a evolução da humanidade, obtemos a cada dia uma forte ação na mídia, o que podemos dizer sobre: conjunto dos meios de comunicação , tecnologias , novas técnicas , comunicação de massa , podemos até dizer que mídia é o "poder" em uma nação avaliando o quanto estamos sujeitos a ela, sendo assim podemos dividi-la em três: mídia primaria, secundaria e terciaria .
A MÍDIA PRIMARIA consiste na capacidade do corpo humano de transmitir informações, podemos classificar o corpo como a primeira mídia do homem onde se registra uma grande quantidade de conteúdos , não conseguiríamos imaginar a comunicação entre indivíduos sem a utilização dele nas diversas formas de linguagens nas expressões como o choro, a alegria, a paquera , a raiva ,na fala, e nas diversas caras e bocas que fazemos .Com o passas dos anos o homem foi aperfeiçoando os seus métodos de se expressar e de transmitir informações com isso surgiram novos meios para que isso acontecesse dando origem A MÍDIA SECUNDARIA nessa evolução em se comunicar o homem passou a registrar os acontecimentos em forma de pinturas tudo gravado nas paredes das cavernas como registros históricos, com o decorrer do tempo pré- histórico se criou a escrita ,o papel abrindo as portas para uma nova revolução onde Gutenberg inventou a prensa gráfica , o mundo passou a ter acesso a mais informações , a escrita proporciona que a transmissão da mensagem seja feita em espaços e tempos diferentes. Evoluindo novamente se obteve A MÍDIA TERCIARIA que envolve os meios eletrônicos como o rádio, a televisão , o computador , e o telefone , essas invenções deu inicio ao modo de se comunicar com interação entre dois corpos em espaços diferentes mas ao mesmo tempo. Com isso concluímos que a mídia secundaria é a acumulação da primaria mais um sistema amplificador , já a mídia terciaria é a primaria mais dois sistemas amplificadores , as mídias se complementam e fazem com que a comunicação seja a mais importante ferramenta do homem. Assim por essa lei cumulativa fica claro que qualquer sistema de comunicação conterá necessariamente a interação entre dois corpos.

Resumo: Aula O1.


A mídia é uma ferramenta para comunicação e esta ferramenta é dividida em três partes: primária, secundária e terciária.
A mídia primária é composta por sensações relacionadas ao corpo humano, ou seja, aos sentidos (visão, olfato, audição e tato).
A mídia secundária é composta por meios de comunicação capazes de enviar mensagens ao receptor (cartas, fotografia, vestuário, tatuagens, etc).
A mídia terciária é composta por meios maquinários de comunicação (rádio, televisão, computador, etc).

Aluna: Natália Bueno de Souza

TEORIA 1 : Mídia

A mídia é um meio de transporte da comunicação.
Existem três tipos : Mídia primaria , Mídia secundaria e mídia terciaria.
Mídia primaria -> é a mídia antes das máquinas, onde o corpo é que se comunica. E esta comunicação ocorre no flerte, nos gestos, na mímica facial e na movimentação do corpo como um todo.
Mídia secundaria -> é a mídia que utiliza de uma ferramenta para a comunicação entre dois corpos. Uma ferramenta por exemplo é a escrita e seus desenvolvimentos, como cartas, jornais, livros e também a reprodução de imagens.
Mídia terciaria -> é a mídia em que só é possível existir através de uma máquina. É necessário dois corpos terem respectivamente aparelhos como telefone, radio, televisão, para que haja a comunicação.

Resumo Aula 01

Podemos falar que "mídia" é a ferramenta para a comunicação. Sendo ela, dividida em três partes:
Primária: Que é tudo o que é relacionado ao corpo, os sentidos, e é necessariamente presencial.
Secundária: Que é o que faz a analogia ao corpo, e trabalha a distância com a visão e a audição por exemplo.
Terciária: Já a terciária é constituída pela "mídia digital"
E por sua vez, a "linguagem" também é dividida em três partes:
O código e a sintática que compõe a informação, que é um sistema fechado. E o semântico, que é um sistema aberto.

-Aula 1-

A Mídia é dividida em três partes: A MÍDIA PRIMÁRIA é nosso corpo e ele comunica. É essencial essa questão presencial contendo relações, linguagens, troca de informações visuais, olfativas, etc. É uma das mais ricas e mais complexas pode representar muita coisa, com um simples olhar, uma postura ou a posição dos braços.
Já na MÍDIA SECUNDÁRIA não é só o corpo que é usado e sim a habilidade e necessidade de adaptação do homem na sociedade, criando uma identidade seja com uma roupa diferente, uma tatuagem...
A MÍDIA TERCIÁRIA foi marcada pela eletricidade, que acabou com a dificuldade no transporte da mensagem. Seja por radio, televisão ou internet ela foi responsável por alterar comportamentos importantes, alem de permitir um contato imediato sem a necessidade da presença física.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resumo Teórico. Aula: 01


Resumo Teórico História da Mídia.
Aula:01

A mídia é dividia em três partes: Mídia Primária, Mídia Secundária e Mídia Terciária.
A Mídia Primária é basicamente o nosso corpo, nossa percepção sensorial (olfato,tato,audição,visão e tato), que se comunica. Sendo imprescindível a questão presencial.
A Mídia Secundária constitui todos os meios de comunicação que podem mandar uma mensagem ao receptor, sem que ele precise de um aparelho para compreender seu significado. Como exemplos de mídia secundária podemos citar: a gravura, a fotografia, a tatuagem, as roupas, as bandeiras, etc.
A Mídia Terciária reduziu a comunicação a códigos que são interpretados por máquinas e aparelhos digitais, assim ela engloba todos os meios de comunicação onde obrigatoriamente tanto o emissor quanto o receptor necessitam de aparelhos para que haja a comunicação. Exemplos de mídia terciária: a telefonia, a internet, os cds, a televisão, etc.


Postado por: Felipe Ruiz