sexta-feira, 13 de abril de 2012

-Aula 5-

Imagens são representações tanto da realidade, quanto da imaginação. É feita de diversas formas, seja direta ou indiretamente. A imagem é necessária em alguns aspectos, como para a identificação do indivíduo. A imagem é superficial e é classificada como:
Externas: Existem independentemente do homem, criada como projeções (sombras, reflexos...).
Subjetivas: Necessita de um emissor para fazê-la (ilustrações, desenhos...), elas não precisam ser a representação do real.
Técnica: Imagem objetiva que necessita de um conhecimento de algumas técnicas (perspectiva, proporção...).
Maquínica: Produz em larga escala (xilogravura, que são gravuras em madeira...).
Mecânica: Ópticas, realizadas através da fotografia, televisão...
Mecânico-ópticas: Representa o mundo, mas necessita de um instrumento mecânico para fazê-la (máquina fotográfica...).
Digital: Sem questões ópticas, volta a ser subjetiva (criação de imagens em programas específicos).

-Aula 4-

A sociedade escrita surge quando as pessoas sentem a necessidade de documentar. A escrita se inicia com símbolos, uma forma de se comunicar com pessoas que ali passavam. Ditada por leis escritas e documentadas, na sociedade escrita nossas relações deixou são todas baseadas em contrato devidamente assinados (contratuais), a sociedade deixou de acreditar e de se basear só na fala, sentiram a necessidade de registrar (torna-los documentos) os fatos que antes eram passados oralmente (oralidade).
Ferramenta (de comunicação), usada para oficializar contratos que antes não eram possíveis na oralidade.
Autor, obra e leitor, junto com a escrita vinha registrado o nome de quem a criou.
Excludente, era o termo usado aos que não sabiam ler nem escrever, aos analfabetos, que eram excluídos pela sociedade.

Aula 5


Na sociedade da imagem a comunicação se dá pela transmissão de mensagens por imagens e os signos que carregam. A imagem é a representação de algo imaginário ou real. Possui várias formas e é feita direta ou indiretamente pelo homem.

Podem ser classificadas em:
Externa: não diretamente pelo homem, reflexos, sombras, por exemplo.

Subjetiva: Há a necessidade de um emissor para a imagem ser produzida, reproduzida ou projetada, por exemplo ilustrações, quadros, entre outros.

Técnica: Imagem produzida obecedendo a regras de perspectiva, proporção, etc.

Máquina: Sofre a influencia de uma máquina para ser reproduzida, por exemplo a lito e a xilogravura.

Mecânico-Ópticas: A imagem é obtida atráves de uma máquina óptica, por exemplo o cinema e a fotografia.

Aula 4

Com o advento da escrita a sociedade sofre mutações, porque se depara com o até então inédito conceito de documento, o que é escrito se torna concreto e imutável, portanto as relações sociais se solidificam em alguns aspectos, principalmente no âmbito da troca/comércio. A palavra deixa de ter o poder que tinha antes e é sobreposta pelo papel. O tempo começa a ser encarado de maneira linear devido à influencia da escrita, que é linear por essência.
Também aparecem as classes mais altas da sociedade como detentoras do poder da escrita, excluindo assim as classes mais baixas e usando a escrita como ferramenta de domínio e manipulação (por exemplo a Igreja na idade média tinha o monopólio da bíblia, só a igreja poderia lê-la a seus fiéis) Então a sociedade se torna uma sociedade contratual, baseada no papel.

Aula 3

A sociedade oral, por não possuir escrita, apresenta aspectos menos fixos, característica da sociedade escrita. Sem dogmas ou convenções divulgadas inexoráveis por meio do papel, ela se caracteriza como um sistema aberto.
O tempo é visto de uma maneira mais mítica, pois não há registro absoluto, tornando a perspectiva do tempo menos convencional e mais espontânea. Todo o conhecimento é transmitido oralmente, por isso a retórica de alguns se torna muito desenvolvida e a experiência como memória é colocada como o bem mais valioso dessa sociedade, por isso a importância dada à elementos dessa sociedade como a ágora e os sábios.

Aula 2


A linguagem, essencialmente, é um sistema de códigos para a troca de informações, podendo esta ser escrita, falada, não-verbal, sonora, visual, etc. Havendo a linguagem, pode se estabelecer a comunicação, entre um emissor e um receptor. Utilizada como/para a comunicação é sistema aberto onde o receptor não se limita apenas ao papel de receptor, podendo também se colocar como emissor.
Já a linguagem como/para a informação se torna um sistema fechado, pois a mensagem é unilateral pois não há a intenção de troca de informações e sim de fazer com que o receptor entenda/aceite um tipo de mensagem.

Aula 1

A mídia em sua essencia é o meio, a forma como a mensagem é transmitida ao receptor . Podemos classificar a mídia em níveis, começando pela primária, no que se refere a comunicação corporal através dos sentidos básicos, a percepção sensorial humana. O segundo nivel se refere também a uma comunicação corporal, mas em um sentido gestual, de signos que transmitimos com nosso corpo e extensões dele, elementos culturais como roupas, por exemplo. O terceiro nível é o que podemos chamar de mídia de massa, o meio de comunicação que atinge e é utilizado por todos e ultrapassa a barreira da distância física. Televisão, rádio, jornal e mais recentemente a internet e dentro dela as redes sociais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aula 05

A imagem é a representação de algo real ou místico, podendo ser definida como documento de identificação.

Podemos classifica-la da seguinte maneira:

Externa: Criada como uma projeção, ex: sombra, espelho.

Subjetiva: precisa-se de um emisso para faze-las, não precisa ser exatamente a representação do real, ex: pinturas, desenhos.

Técnica: técnicas objetivas, contendo perspectiva, escala, etc..

Máquinas: Processo de reprodução técnica da imagem, xilogravura (reprodução de gravuras em madeira), litogravura (reprodução de gravuras em pedra)

Mecânico-Ópticas: A imagem que representa lugares, fatos, mais precisa de um instrumento mecânico, ex: fotografia, cinema, etc..

Digital: Imagens não ópticas que voltam a ser subjetivas, ex: imagens criadas no computador.

sábado, 7 de abril de 2012

Resumo da Aula 5

A imagem pode ser considerada um produto da nossa imaginação quanto uma representação do real, além de poder ser um documento de identificação por exemplo.


É possível classificar a imagem das seguintes formas:




-->Externa: Criadas por projeção, são sombras, existem independente do homem, reflexos, espelhos.
-->Subjetiva: É necessário haver um emissor para ela ser reproduzida ou projetada, pode ser uma ilustração ou uma pintura.
-->Técnica: Possui técnicas mais objetivas, nela existe a perspectiva, escala e proporção.
-->Máquina: Nessa classificação ela é algo que sofre uma reprodução técnica, por exemplo a gravura.
-->Mecânico óptico: Imagens que precisam de um instrumento para serem reproduzidas, imagens digitais como a fotografia, o cinema.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resumo da Aula 4



A escrita tem uma ligação direta na comunicação entre duas ou mais partes, havendo nas relações da sociedade contratos. A escrita surgiu para que as coisas saíssem um pouco da imaginação, e se tornassem aspectos mais reais. Podemos citar algumas características da sociedade escrita:


-->Ferramenta: Usada para formalizar contratos, é um meio de se fazer e realizar as coisas, já que a escrita sempre teve a função de ser uma ferramenta de comunicação.
-->Hierarquia Social: São bens passados para as gerações seguintes, desde bens materiais, até mesmo a escrita, coisa que nem todos tem tal privilégio de ter o acesso.
-->Excludente: Pessoas ignorantes em certos assuntos são tratadas como excluídas, como o analfabetismo, ou a falta de domínio da leitura e escrita.


Resumo da Aula 3


A sociedade sofreu uma mutação, uma transformação em que foi dividida em varias partes,  surgindo assim a sociedade ágrafa (onde não há gráfica, escrita).
O Tempo mítico iniciou-se questionando o surgimento das coisas, e seu término ocorreu no surgimento da ciência que tenta explicar tudo através de experimentos.
-->Gírias: chamadas de "linguagem popular", palavras que a princípio não tem muito a ver com a frase, é um tipo de linguagem usada por certos grupos sociais, seja por classe, profissão, palavras "inventadas" que substituem palavras conhecidas.
-->Semiótica: é literalmente "a ótica dos sinais", é a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação.
-->O Sistema Aberto é em resumo falar o que se pensa ou o que quer, mas não escrever, pois escrevendo e deixando registrado, vira um documento, um fato.
Místico é aquilo que você não há conhecimento suficiente para entender suas dúvidas. A partir do momento em que aquilo é possível de ser explicado, seu misticismo acaba.